Bactéria é capaz de produzir ouro em poucos segundos

De acordo com uma publicação na revista britânica Nature Chemical Biology, uma bactéria, para se proteger do ouro, solidifica o outro líquido e cria estruturas sólidas complexas muito parecidas pepitas.

Bactéria é capaz de produzir ouro em poucos segundos

Alguns metais são propícios para que os micróbios se desenvolvam, como o ferro, outros, no entanto, são fatais para ele, como o ouro e a prata, que possuem efeito bactericida.

Os íons solúveis do ouro são tóxicos para grande parte dos micróbios e assim, é muito comum encontrar membranas bacterianas na superfície das pepitas. Assim, tais bactérias desempenham um papel bastante importante no que diz respeito ao acúmulo e também no depósito do ouro na origem das pepitas.

Há um tempo atrás, os cientistas conseguiram demonstrar que a Cupriavidus metallidurans é capaz de acumular partículas ínfimas de ouro no interior das suas células com a finalidade de se proteger dos íons solúveis do ouro. No entanto, através de um novo estudo os cientistas canadenses conseguiram identificar que a bactéria Delftia acidovorans, que coabita as pepitas ao lado da Cupriavidus metallidurans , também possui este instinto de proteção.

A equipe descobriu que tal bactéria não metaboliza o ouro solúvel como a outra, mas sim, solidifica o metal ao seu exterior. Deste modo, a D. acidovorans acaba secretando uma molécula, chamada de delftibactina, esta capaz de precipitar os íons do ouro em suspensão na água e após criar estruturas sólidas complexas, muito parecidas com as encontradas nas pepitas de ouro, disse Nathan Magarvey, da Universidade McMaster de Hamilton, em Ontário, no Canadá, que chefiou a pesquisa.

Todo esse processo é muito veloz e acontece em poucos segundos, em temperatura ambiente e em condições de acidez neutra. Assim, de acordo com os próprios cientistas, a molécula delftibactina supera em laboratório todos os produtos já usados na indústria que possuem a finalidade de produzir nanopartículas de ouro.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021
Xiaomi

Melhores celulares da Xiaomi para comprar em 2021

Qual marca consegue oferecer modelos de celular que sejam bons e que não custe tanto? É provável que você tenha pensado na Xiaomi, e sim, você está certo. Confira a nossa lista de melhores modelos da empresa para comprar atualmente!

Como surgiu a vida na Terra?

Como surgiu a vida na Terra?

Alguma vez você já parou para pensar na origem da vida? E não digo no sentido filosófico, que tenta mensurar qual a missão da nossa existência, e sim como surgiu a primeira bactéria mesmo, aquela que daria origem a eu, você, seu gato, a samambaia da sala, etc.

Estudo da NASA sobre nova forma de vida é contestado

Estudo da NASA sobre nova forma de vida é contestado

No ano e 2010, um assunto causou uma certa estranheza como também um pouco de apreensão por parte dos populares, a NASA, agência espacial americana, divulgou um estudo sobre às buscas que eram realizadas fora da vida terrestre.