Amanhã asteroide passará muito perto da Terra; Nasa afirma que não há riscos

No dia 15 de fevereiro um asteroide de 50 metros irá passar muito próximo a Terra. O asteroide, de tamanho da metade de um campo de futebol, passará a uma distância de apenas 28 mil quilômetros do nosso planeta, esta, considerada muito pequena pelos especialistas

Por | @RafaelaPozzebon Ciência

Amanhã, dia 15 de fevereiro, um asteroide de 50 metros irá passar muito próximo a Terra. O asteroide, de tamanho da metade de um campo de futebol, passará a uma distância de apenas 28 mil quilômetros do nosso planeta, esta, considerada muito pequena pelos especialistas.

De acordo com a Agência Espacial Americana, o asteroide chamado de 2012 DA14 não oferece perigo a Terra. “Essa é uma passagem com aproximação recorde”, disse Don Yeomans, cientista do Near-Earth Object Program, programa que ajuda a encontrar e rastrear objetos próximos ao planeta Terra. “Desde que as pesquisas espaciais regulares começaram na década de 1990, nós nunca vimos um objeto tão grande como esse passando tão perto da gente.”

O tamanho do asteroide é considerado médio e muito provavelmente é formado por pedra. De acordo com Yeomans, asteroides semelhantes ao DA14 irão passar perto da Terra a cada 40 anos.

A Nasa afirma que o impacto de um asteroide com este perfil não traria muito risco ao planeta, exceto a quem estaria abaixo dele, claro.  Yeomans garante que “2012 DA14 definitivamente não vai atingir a Terra. A órbita do asteroide é conhecida bem o suficiente para descartarmos um impacto”. O cientista disse também que o asteroide irá passar muito próximo também a Estação Espacial Internacional na qual há muitos satélites. No entanto, mais uma vez afirma que “as chances de um impacto com um satélite também são muito remotas”.

O cientista disse que no dia 15 de fevereiro, data para a passagem do 212 DA14, será possível observar sua luz brilhante através de telescópios. No entanto salienta que a visualização será difícil e somente profissionais irão conseguir ver, já que a passagem será muita rápida.  

Mais sobre: asteroide, fevereiro, 2012
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.