Equilíbrio entre trabalho e vida: como conciliar o trabalho com a vida pessoal?

Janeiro é o mês em que prometemos que tudo vai mudar para melhor. Que vamos comer melhor, trabalhar mais e passar mais tempo com a nossa família. E quando chega em fevereiro, voltamos aos velhos hábitos.

Por | @mauriciomello75 Carreira em TI

Janeiro é o mês em que prometemos que tudo vai mudar para melhor. Que vamos comer melhor, trabalhar mais e passar mais tempo com a nossa família. E quando chega em fevereiro, voltamos aos velhos hábitos. Em alguns casos, as férias proporcionam uma pausa mental e física, rejuvenescendo as idéias para o negócio. O tempo em que você passa com a família e amigos, são suficientes para provar que a distância do seu trabalho pode fazer você produzir melhor. 

Saber equilibrar o trabalho com a vida pessoal é difícil, principalmente quando você se dedica plenamente para o negócio. Uma pesquisa feita no EUA relatou que 45% dos pequenos empresários entrevistados em 2012 disseram que “o seu negócio era a sua vida” um aumento bem elevado comparada a mesma pesquisa, que no ano anterior teve 34% das respostas.

Equilíbrio entre trabalho e vida: como conciliar o trabalho com a vida pessoal?

O passo mais importante nesta tarefa é simplesmente ter planejamento. Qualquer objetivo deve ser avaliado regularmente e se preciso, reavaliá-lo.

É importante pensar na sua vida como um negócio. Seus lucros não podem ser medidos a qualquer preço e seus valores não podem ser “atropelados”, mesmo com metas a atingir e planos a conquistar. Os negócios precisam de análise, planejamento e dedicação para atingir o sucesso, exatamente como a vida. Uma vez que seu negócio encontra-se sustentável e rentável automaticamente ele dará forças para o seu objetivo pessoal.

Quando falamos em equilíbrio trabalho X vida, não podemos esquecer dos funcionários que completam a sua equipe. Exigir a mesma dedicação, é errar na sua atuação como gestor. Tente certificar-se que eles tenham tempo suficiente para gozar de suas férias e resolver seus próprios objetivos pessoais. A regra fundamental para toda essa harmonia e a seguinte: Trate seus funcionários como você gostaria de ser tratado.

A grande questão é: Quanto tempo destinar a mim e a meus funcionários? Como posso largar meu negócio para concentrar em minha própria vida? Essas questões terão diferentes respostas para cada tipo de negócio.

Encare o início deste novo ano como uma oportunidade de fazer um plano para o seu negócio e para a sua vida pessoal, lembre-se também de como você irá conseguir equilibrar os dois fatores ao longo dos próximos 12 meses. Não se culpe se algum imprevisto acontecer. O mundo nos oferece grandes oportunidades e grandes perigos, e o tempo não é nosso aliado.

Então planeje-se e faça acontecer!

Mais sobre: carreira, profissão
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários