Em parceria com as empresas Telefónica e Geeksphone, a Mozilla Foundation divulgou hoje (22) que irá lançar dois smartphones com sistema operacional próprio. Denominados de Keon e Peak, os aparelhos rodarão o sistema Firefox OS, visando explorar aplicativos de linguagem HTML. Juntamente com o anúncio, a raposa convidou desenvolvedores para testar seu SO de código aberto. Objetivo da empresa é brigar pelo mercado habitado atualmente por Apple (iOS) e Google (Android).

Os aparelhos com Firefox OS deverão ser lançados em fevereiro ao custo médio de US$ 100,00, mas, por enquanto, o programa está restrito para desenvolvedores que queiram desenvolver aplicativos.


O Keon terá tela touch screen de 3,5 polegadas, processador Qualcomm Snapdragon e resolução de 480 x 320 pixels, além de conectividade Wi-Fi, câmera de 3 megapixels e processador de 1GHz.

O modelo Peak terá tela sensível ao toque de 4,3 polegadas e uma resolução maior (960 x 540 pixels), além de processador dual-core Qualcomm Snapdragon S4 e duas câmeras: uma traseira de 8 megapixels e uma frontal de 2 megapixels.

Um dos diretores da Mozilla, Stormy Peters, disse pela internet que os desenvolvedores de aplicativos "trarão a força da web para o celular".