O nome informal é uma junção do Phone com o Tablet, já que estes smartphones tem tamanhos de tablets ganharam uma proporção e popularidade grande no ano que passou. Em 2013 o ano promete ser dos celulares com telas bem grandes.

Ironicamente, anos atrás quando o aparelho celular foi criado, parecido com um telefone residencial sem fio, num segundo momento, em que já existiam aparelhos mais portáteis, muita chacota foi criada quanto ao tamanho dos antigos "tijolo" da época. Com o passar dos anos, a experiência das fabricantes, a exigência do consumidor por um aparelho realmente portátil e de fácil manuseio, os celulares chegaram a ter tamanho aproximado de 5 cm de comprimento e funções "inovadoras" como display colorido.

Os smartphones chegaram ao mercado com sistema operacional próprio, aplicativos, filmagem e fotos em full HD. Na carona dos smartphones os tablets ganharam grande espaço no mercado consumidor.

Com melhoria no sistema de vídeo das televisões e as facilidades de acessar absolutamente tudo o que se fazia antes no PC ou TV, dentro do celular, os aparelhos cresceram de tamanho novamente. Foi então que a Samsung criou uma nova versão de smartphone, o Galaxy Note veio ao mercado com funções de smartphone e tamanho de tablet. Novamente zombarias foram criadas, mas o aumento das vendas expressivo do smartphone de 5,3 polegadas da sul-coreana em 2012 fez outras empresas do ramo correr atrás do prejuízo para este ano.

Amanhã inicia o CES (Consumer Eletronics Show) em Las Vegas. A maior feira de eletrônicos do mundo promete lançar novos modelos de phablets ou "fablets", as empresas chinesas ZTE e Huawei Technologies já confirmaram a apresentação dos seus.

Vamos aguardar para ver quais novidades teremos no mercado a partir de amanhã.