E temos um novo competidor no ringue dos consoles portáteis! A NVIDIA anunciou, durante a CES 2013, o Project Shield, console portátil com sistema Android Jelly Bean. Apesar da guerra com os smartphones, a empresa apostou suas fichas em um console que contará com um processador Tegra 4, o que permite gráficos dignos da geração atual, com a vantagem de ser portátil.

Na sua apresentação, a NVIDIA revelou também que o console terá um joystick próprio e uma tela de cinco polegadas, sensível ao toque. A bateria é de 33 Wh, proporcionando até cinco horas de jogo ou 24 horas exibindo filmes em alta definição. Uma saída HDMI também está presente, assim será possível jogar seus games do Steam em qualquer TV com tenha a conexão.

E isso não é tudo: o videogame da companhia possui integração com o Steam. Enviando as imagens do aparelho para uma TV, foi possível acompanhar a utilização do controle do Project Shield para acessar a Steam via a sua interface Big Picture, acessando jogos instalados em um PC. Também, ele pode conectar-se com o sistema Android e com a Google Store via wi-fi.

Caso seu computador possua uma GeForce GTX, é possível utilizar o portátil para fazer streaming de títulos na tela do gadget através de uma rede privada. Os jogos exibidos e compatíveis com streaming foram Need for Speed: Most Wanted, Battlefield 3, Assassins Creed 3, entre outros.

O console ainda não possui preço definido nem previsão de lançamento, o que indica que ele não está totalmente pronto, mas existe uma expectativa para que seja lançado ainda no primeiro semestre de 2013.