O comércio de jogos usados entre os donos de Playstation parece estar com os dias contatos. Acontece que a Sony patenteou uma tecnologia que lê através de chips instalados no jogo, um único usuário para cada game, bloqueando o mesmo quando rodado em outro console.

Para a sorte dos usuários do Playstation, a nova tecnologia usa chips RFID e NFC, portanto, os atuais consoles da Sony não tem capacidade para ler estes chips. A novidade deve vir junto com o Playstation Orbis que não tem uma data definida para o lançamento, mas será neste ano.

Hoje existe uma demanda muito grande jogos usados circulando pelo país: comunidades, foruns, sites onde é possível que o usuário troque seu jogo usado por outro que ele não tenha, gerando entre os jogadores uma economia considerável na compra ou troca dos games.

A prática de troca e venda de jogos usados para vídeo games é utilizada pela quase totalidade dos donos de Playstation. Veja o depoimento de alguns usuários da nossa Fan Page no Facebook.

O site Trocajogo é uma opção hoje para compra ou troca de games. A página disponibiliza um campo para pesquisa do jogo pretendido, mapa para localização do jogo pretendido. Além de um blog e uma variedade de comunidades.

A Sony deixa claro que a ideia é acabar com jogos usados para repassar lucro de vendas paras os desenvolvedores. A partir desta tecnologia, cada usuário deverá comprar seu próprio jogo.

Em dezembro do ano passado a empresa anunciou o fim da era Playstation2, o que dá indícios que uma nova versão dos vídeo games da multinacional japonesa.