No dia 9 de dezembro de 1972, os astronautas que estavam a bordo da missão Apollo 17 conseguiram registram a imagem do nosso planeta. A fotografia foi feita a mais de 32 mil Km de distância e foi chamada de "Blue Marble". Uma versão mais atual da imagem da Terra como um todo foi publicada em janeiro deste ano pela Nasa, ao qual foi registrada pelo satélite Suomi NPP.

De acordo com a Nasa, a última imagem da Terra foi realizada em mais alta definição já feita neste âmbito que tal foto superou todas as versões já feitas pelas Nasa desde 1972. Conforme a revista "Nature", a imagem conseguiu influenciar a geração de cientistas e ambientalistas e ainda capturou a imaginação do público enquanto o movimento ambiental estava se definindo.

A Nasa também captou a imagem nomeada de "Black Marble", que foi feita da Terra à noite. "Pelas mesmas razões pelas quais precisamos ver a Terra durante o dia, também precisamos ver a Terra à noite", diz Steve Miller, pesquisador do Instituto de Pesquisa da Atmosfera (da Universidade do Estado do Colorado e do Noaa). "Ao contrário dos humanos, a Terra nunca dorme."

Confira a bela imagem da Terra à noite divulgada recentemente pela Nasa

Primeira imagem da Terra completa 40 anos