Jonh McAfee, famoso por seu antivírus que carrega seu nome, admitiu na segunda-feira que fugiu de Belize e que não pretende se entregar a policia. Ele está sendo acusado de matar um vizinho e a polícia está a sua procura. "Não estou em Belize, é tudo que vou dizer", disse McAfee à Reuters, de local não identificado. "Todos os países que fazem fronteira com Belize, por motivos políticos, financeiros e jurídicos, são bem parecidos com Belize, e nosso plano é... chegar a um país seguro."

O guru do antivírus está foragido há três semanas desde que a polícia de Belize anunciou que queria interroga-lo por um possível envolvimento no assassinato do norte-americano Gregory Faull, ao qual McAfee havia tido um desentendimento.

McAfee acredita que as autoridades de Belize iriam o matar caso ele se entregasse. Fato que o primeiro ministro de Belize nega e define o guru como paranoico e maluco. "Eles mataram muitas pessoas que se entregaram. O último foi um cavalheiro... que se entregou. Estava sendo procurado apenas para interrogatório. Ele foi algemado com as mãos às costas e levou 14 tiros", disse McAfee.

"Disseram que apanhou uma arma e tentou fugir, mas estava cercado por uma dúzia de policiais. Não imagino que tivesse muita chance, e era um homem inteligente. Por isso, não pretendo me entregar", disse.

De acordo com os moradores de Ambergris, ilha caribenha em que McAfee estava residindo, descreveram 0 como excêntrico e impulsivo, já que abandonou uma carreira de sucesso nos Estados Unidos para viver em reclusão parcial em Belize.

McAfee está usando o seu blog www.whoismcafee.com para se comunicar durante a fuga. Ele disse ainda que está acompanhado por dois jornalistas e uma mulher chamada Sam. McAfee informou também que enviou um dublê para a fronteira entre Belize e o México com a finalidade de enganar as autoridades. "Meu dublê, com passaporte norte-coreano em meu nome, foi detido no México por delitos pré-planejados", afirmou McAfee no blog. "Mas a indiferença das autoridades o levou a ser libertado, e por isso ele não pôde servir ao nosso plano. Já deixou o México em segurança."

Conforme o porta-voz da polícia de Belize, Raphael Martinez: Acreditamos que ele continue aqui, em algum lugar do país".

Nesta terça-feira (04), McAfee disse em seu blog que está na Guatemala e que irá se encontrar com autoridades no país. Ele ainda disse que irá fornecer uma entrevista à imprensa na quarta-feira.