Lei Carolina Dieckmann é sancionada pela presidente Dilma

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou a lei conhecida por “Lei Carolina Dieckmann”, ao qual tipifica os crimes que são cometidos na internet

Lei Carolina Dieckmann é sancionada pela presidente Dilma

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou a lei conhecida por "Lei Carolina Dieckmann", ao qual tipifica os crimes que são cometidos na internet. A presidente aprovou o texto sem vetos na última sexta-feira, ao qual foi publicado pelo Diário Oficial da União nesta segunda-feira.

A nova lei acabou recebendo o apelido de Carolina Dieckmann em virtude de imagens  pessoais da atriz serem violadas de seu computador e após expostas na web sem seu consentimento. Agora, é crime "devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo, instalar vulnerabilidades ou obter vantagem ilícita".

Assim, invadir o computador, celular, tablet, ou mesmo qualquer aparelho de terceiros para obter, divulgar, roubar, expor, sem autorização do dono,  é considerado crime, mesmo que não esteja conectado à internet. Do mesmo modo, quem  "produz, oferece, distribui, vende ou difunde programa de computador" a fim de permitir a invasão dos equipamentos também será penalizado.  O objetivo é punir quem cria e dissemina vírus ou códigos maliciosos que são usados para roubar senhas, entre outras informações. 

O projeto é de autoria do deputado Paulo Teixeira, ao qual foi apresentado como alternativa ao texto do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que estava sendo discutido no Congresso desde 1999. 

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review
Celulares

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review

Já pensou em comprar um celular intermediário top, com tela boa, câmera de 50MP da Sony e preço competitivo? É o Oneplus Nord 2

Divulgar nudes sem consentimento pode virar crime
Segurança digital

Divulgar nudes sem consentimento pode virar crime

O Código Penal, atualmente, conta com uma tipificação (Lei Carolina Dieckmann) para o crime de invasão de dispositivos informáticos.

Família de jovem envolvido no caso Dieckmann entrará com ação por danos morais
Segurança digital

Família de jovem envolvido no caso Dieckmann entrará com ação por danos morais

De acordo com o padrasto do jovem de 17 anos que teria chantageado a atriz Carolina Dieckmann para não publicar as suas fotos íntimas na internet, a família irá abrir uma ação por danos morais contra a atriz.