De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a quantidade de gases efeito estufa atingiu um novo recorde no ano de 2011. Conforme a publicação datada desta terça-feira (20), entre 1990 e 2011 houve um aumento de 30% na força radioativa (efeito do aquecimento sobre o clima), tudo isso em decorrência do dióxido de carbono (CO2) e outros  gases que tem a capacidade de reter o calor de longa duração.

Conforme o boletim da OMM,  intitulado como "Gases de Efeito Estufa", desde o início da era industrial, em 1750, aproximadamente 375 bilhões de toneladas de carbono já foram liberados na atmosfera.  Metade desse dióxido de carbono permanece na atmosfera, o restante acaba sendo absorvido pelos oceanos e também pela biosfera terrestre.

"Esses bilhões de toneladas de dióxido de carbono adicionais em nossa atmosfera permanecerão lá por séculos, fazendo com que nosso planeta se aqueça ainda mais e tenha um impacto sobre todos os aspectos da vida na Terra", disse o Secretário-Geral da OMM, Michel Jarraud. "As emissões futuras só vão piorar a situação".

"Até agora, sumidouros de carbono absorveram quase a metade do dióxido de carbono emitido pelos seres humanos na atmosfera, mas isso não vai necessariamente continuar no futuro. Já vimos que os oceanos estão se tornando mais ácidos como resultado da absorção de dióxido de carbono, com possíveis repercussões para a cadeia alimentar submarina e recifes de coral. Há muitas interações adicionais entre gases de efeito estufa, a biosfera da Terra e os oceanos, e precisamos aumentar a nossa capacidade de monitoramento e do conhecimento científico, a fim de entender melhor estes fenômenos ", disse Jarraud.