Você já deve ter tentado editar (ou não) um arquivo PDF e viu que não funciona. Isso porque o PDF não foi salvo com todos os direitos especificados. O formato é bastante utilizado para envio de currículos e formulários, além de gerar arquivos mais compactados. Também, um arquivo PDF criado em um Mac será exibido normalmente no Windows. Editar seu conteúdo não é uma tarefa que se pode realizar normalmente.

Mas, o que poucos sabem é que, hoje, essa segurança não é muito grande e que os arquivos PDF são facilmente editáveis através de alguns softwares que podemos encontrar na internet. Existem opções tanto para quem deseja apenas copiar alguma parte do texto quanto para quem quer alterar seu conteúdo por completo. Aqui vão algumas opções de fácil acesso:

 

Foxit Reader

O Foxit Reader possui uma ferramenta de anotações para que você deixe comentários nos arquivos PDF. Além disso, com os add-ons muitas funções do software podem ser estendidas, permitindo adicionar diferentes opções ao programa. O Foxit Reader está repleto de opções para o usuário, incluindo a possibilidade de inserir textos, adicionar imagens e até mesmo vídeos aos documentos PDF. Para quem gosta de fazer anotações nos documentos, software oferece uma gama de opções para fazer isso de diferentes maneiras.

 

PDF Rider

PDF Rider possibilita que páginas sejam excluídas ou adicionadas a partir de outro documento, e a criação de novos PDFs com trechos do original. As funções do programa são as mais variadas, das quais podemos destacar: Inserir páginas a partir de outros documentos, extrair páginas, isolando trechos específicos do arquivo e apagar páginas de um arquivo PDF. O grande problema do software é que não apresenta grande estabilidade, principalmente com arquivos muito grandes. Também, não está disponível em português.

 

PDF2Word

Este é o aplicativo para quem não quer instalar nada em seu computador. O site da internet transforma o seu arquivo em PDF em um arquivo Word. A partir daí, você faz as edições da maneira que desejar. Primeiro, acesse o site do serviço e, no campo "Select a PDF to convert to Word", clique em "Escolher arquivo". Em seguida, aperte no botão "Upload and Convert". O tempo de upload depende do tamanho do documento. Assim que o carregamento for feito e a conversão terminar, basta clicar no link disponibilizado para baixar o arquivo em extensão RTF.