Muitas vezes reclamamos da velocidade da nossa internet mas não sabemos como proceder. Porém, devemos prestar atenção em alguns detalhes que muitas vezes escapam. Por exemplo: é importante saber que as operadoras fornecem a velocidade da internet em Megabits (Mb), e não Megabytes(MB). E isso acaba sendo uma diferença considerável.

Veja também:

O "bit" é a menor unidade de transmissão de dados. Um byte contém oito bits. Portanto, a velocidade real de conexão será um oitavo da sua conexão. Por exemplo, para uma internet de 1Mb, sua conexão será de, aproximadamente, 125 KB/s. É por isso que a velocidade de download de seus arquivos dificilmente ultrapassa essa barreira.

Existem vários sites na internet que realizam o teste para você e exibem os resultados de formas simples. Um deles é o SpeedTest.net, que lhe oferece uma grande variedade de servidores para testar sua conexão. Outra opção é o Teste de Velocidade do Baixaki, que exibe o resultado também em poucos segundos. O importante aqui é saber interpretá-lo para ver se você pode cobrar seu provedor de internet ou se sua conexão realmente está como deveria. Vamos ver o que significa cada um dos resultados que normalmente lhe são exibidos:

  • Ping: É a latência, ou seja, o intervalo de tempo entre o envio de um pacote de dados e o recebimento da resposta dada pelos servidores. O resultado é sempre dado em milissegundos (ms) e é utilizado para que o usuário saiba o tempo que leva solicitar uma informação e receber ela.
  • Download: Foi a maior taxa de bits alcançada no teste. O número deve ser o mais próximo possível da velocidade contratada, visto que ambas (velocidade da internet contratada e a velocidade do teste) são medidas em Megabits. Para saber a velocidade que sua internet realiza downloads, pegue o resultado do teste e divida por oito. Por exemplo: Uma internet com 10Mbps deve efetuar downloads a uma velocidade de 1,25 MB/s.
  • Upload: é o contrário de Download. Esse é o valor responsável pela velocidade com o qual os arquivos são enviados. Normalmente, é mais baixa que a velocidade de download.

PONTOS DE ATENÇÃO

Para otimizar os resultados dos testes, é necessário que todos os downloads/programas que utilizem conexão sejam desligados. Isso vai deixar a internet dedicada somente ao teste e exibir resultados mais verídicos.

Repita o teste várias vezes durante o dia. Dependendo do horário e de vários outros fatores, a internet apresenta oscilações e apresenta resultados distorcidos.