De acordo com a empresa de pesquisas Gartner, até o final deste ano, ou seja, até o final de 2012, estima-se que existam no mercado mundial cerca de 1,5 bilhões de equipamentos rodando o sistema operacional Windows, enquanto cerca de 600 milhões de sistemas móveis vão estar equipados com o Android.

Mas a pesquisa aponta que esta diferença vem caindo a cada dia, sendo que em 2016 terá mais equipamento rodando com o sistema operacional Android do que Windows. Vale salientar que isso é uma projeção do grupo de pesquisas, mas, no entanto, não é muito difícil de imaginar que isso realmente possa ocorrer, uma vez que, com apenas quatro anos de existência, o sistema operacional do Google já tenha dominado o segmento de smartphones.

O sistema operacional do Google controla dois terços do mercado de telefones inteligentes e está em segundo lugar no setor dos tablets, perdendo apenas para a Apple. No terceiro trimestre deste ano, o ramo de computadores de mesa, ou seja, os PCs tiveram queda de 8% em suas vendas, sendo que isso demonstra que a cada dia mais pessoas estão recorrendo aos dispositivos móveis para a realização de tarefas simples.

A Microsoft que domina o mercado de sistemas operacionais para desktops há anos, lançou há poucos dias o seu mais novo sistema operacional Windows Phone 8 para smartphones e Windows 8 para tablets e computadores em uma tentativa de permanecer no topo; agora se dará resultados ou não, só o tempo nos dirá.