O ônibus espacial Endeavour chegou neste sábado no Califórnia Science Center (CSC) para virar uma peça de museu. A nave percorreu cerca de 20 quilômetros pelas ruas de Los Angeles durante quase dois dias, onde foi aplaudido e idolatrado por uma multidão de norte americanos.

A vagarosos 3 Km/h a nave continuava se deslocando pela cidade californiana em um trajeto que começou na sexta-feira passada às 2h (horário local) no aeroporto internacional de Los Angeles. Quatrocentas árvores tiveram que ser cortadas, provocando o protesto de alguns vizinhos, e várias linhas de transmissão precisaram ser desligadas para abrir passarem ao veículo de 78 toneladas.


Rota da nave pela cidade

A espaçonave, que percorreu mais de 185 milhões de quilômetros em duas décadas, aterrissou no aeroporto internacional de Los Angeles (LAX) há três semanas, acoplado a um Boeing 747 especialmente preparado.

A polícia precisou interromper o tráfego na rodovia que passa embaixo da ponte. Além disso, linhas de transmissão de energia tiveram de ser desligadas, deixando quase 400 moradores do bairro Inglewood sem energia. "Nós nunca transportamos algo assim", comentou Jim Hennessy, porta-voz da companhia Sarens, responsável pelo transporte do Endeavour. O custo estimado do transporte é de US$ 10 milhões.

O nome Endeavour, que em inglês significa "esforço, empreendimento", é uma homenagem ao barco homônimo da Marinha Real Britânica comandado pelo capitão James Cook em sua primeira viagem expedicionária, quando ele descobriu a Austrália e a Nova Zelândia, entre 1769 e 1771.