Lua Azul poderá ser vista nesta sexta-feira

Um fenômeno raro irá acontecer na noite desta sexta-feira, conhecido como Lua Azul. De acordo com a definição popular, o fenômeno acontece quando há uma segunda lua cheia em um mesmo mês,

Por | @RafaelaPozzebon

Um fenômeno raro irá acontecer na noite desta sexta-feira, conhecido como Lua Azul. De acordo com a definição popular, o fenômeno acontece quando há uma segunda lua cheia em um mesmo mês, o que costuma acontecer a cada dois ou três anos.

Conforme o físico do Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), Jorge Honel, o fenômeno irá ocorrer neste mês porque esta será a segunda lua cheia registrada no período de um mês.

O nome dado ao fenômeno  surgiu após um astrônomo ter nomeado como “Blue Moon” para a segunda lua cheia em um mesmo mês, no século XIX. No entanto, para quem pensa que o acontecimento recebeu esse nome em virtude de sua aparência, está enganado. Na língua inglesa, a expressão “a cada Lua Azul” é usada para indicar possíveis eventos raros.

Assim, a Lua de hoje não apresentará luminosidade maior, tampouco cor azulada, resumindo, não terá mudanças. Para o astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro Naelton Mendes de Araújo, o fenômeno é mais cultural do que astronômico. A Lua poderá ser vista de qualquer lugar do planeta igualzinha a que sempre vemos nos dias de Lua Cheia.

A última vez que ocorreu o fenômeno foi no dia 31 de dezembro de 1999. . "Todos os meses que têm 31 dias estão sujeitos a ter a Lua Azul, e por causa do período lunissolar (calendário baseado nos movimentos da Lua e do Sol), em determinados meses o fenômeno pode ocorrer mais facilmente", explica Honel.

O próximo acontecimento está previsto para julho de 2015.

Recomendado
    Siga nas redes
    Últimas publicações
    O QUE LER EM SEGUIDA
    Assuntos Lua Azul, fenômeno e cheia
    Siga nas redes
    Encontrou algum erro no texto?

    Entre em contato com o autor e nos ajude a melhorar a qualidade dos posts cada vez mais!

    AVISAR
    Comentários
    ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail