Encontrada estrela com açúcar ao seu redor

De acordo com o Observatório Astral Europeu (ESO), uma equipe alemã encontrou ao redor de uma estrela jovem vestígios de açúcar.

Por | @oficinadanet Pular para comentários

De acordo com o Observatório Astral Europeu (ESO), uma equipe alemã encontrou ao redor de uma estrela jovem vestígios de açúcar.  De acordo com os pesquisadores, no gás que rodeia a estrela foram encontradas moléculas de glicoaldeído.

A estrela, nomeada de IRAS 16293-2422, possui massa semelhante ao Sol e está situada a aproximadamente 400 anos-luz do nosso sistema solar.  Ela conta com um disco de ar que fica ao seu redor.

Conforme o autor do estudo, Jes Jorgensen, no disco de ar que rodeia a jovem estrela, juntamente com o pó, foi encontrado  glicoaldeído, um açúcar simples, semelhante ao que usamos no nosso dia-a-dia. Jorgensen disse que a molécula de glicoaldeído é parte fundamental do seu RNA, um dos componentes que constitui a vida, juntamente com o DNA.

O telescópio ALMA é o responsável pela captação das imagens, ele fica instalado no Chile. Além dessa novidade, a equipe também constatou que o açúcar presente nessa estrela está sendo derramado para outra estrela do sistema.

 

Mais sobre: estrela, açúcar, sistema

Siga nossas redes sociais