Encontrada estrela com açúcar ao seu redor

De acordo com o Observatório Astral Europeu (ESO), uma equipe alemã encontrou ao redor de uma estrela jovem vestígios de açúcar.

Por Pular para comentários
Encontrada estrela com açúcar ao seu redor

De acordo com o Observatório Astral Europeu (ESO), uma equipe alemã encontrou ao redor de uma estrela jovem vestígios de açúcar.  De acordo com os pesquisadores, no gás que rodeia a estrela foram encontradas moléculas de glicoaldeído.

A estrela, nomeada de IRAS 16293-2422, possui massa semelhante ao Sol e está situada a aproximadamente 400 anos-luz do nosso sistema solar.  Ela conta com um disco de ar que fica ao seu redor.

Conforme o autor do estudo, Jes Jorgensen, no disco de ar que rodeia a jovem estrela, juntamente com o pó, foi encontrado  glicoaldeído, um açúcar simples, semelhante ao que usamos no nosso dia-a-dia. Jorgensen disse que a molécula de glicoaldeído é parte fundamental do seu RNA, um dos componentes que constitui a vida, juntamente com o DNA.

O telescópio ALMA é o responsável pela captação das imagens, ele fica instalado no Chile. Além dessa novidade, a equipe também constatou que o açúcar presente nessa estrela está sendo derramado para outra estrela do sistema.

 

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários
Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal