Cientistas de Cingapura encolheram uma imagem até chegar ao tamanho de um fio de cabelo humano, ou seja, mede somente 50 micrômetros (0.00005 metro) de um lado a outro. A imagem encolhida refere-se a uma página da revista Playboy, na qual também foi impressa a cores.

Na publicação científica Nature Nanotechnology , os cientista disseram que o método que foi aplicado para imprimir a foto é capaz também de produzir imagens coloridas de até 10 mil pontos por cada 2,5 centímetros, ou seja, 10 vezes mais que uma impressora tradicional.

Na impressão, ao invés de fazer uso de tintas normalmente usadas, as cores foram produzidas usando nanopartículas de prata e ouro acopladas em uma substância de silicone. Os cientistas disseram que essa mesma técnica pode ser usada para imprimir marcas d’água como também mensagens secretas.

"Nossa estratégia de mapeamento de cores produz imagens que têm, ao mesmo tempo, mudanças bruscas de cor e tênues variações de tom, suporta um grande volume de impressões coloridas e pode ser útil para criar micro-imagens para segurança", diz a pesquisa.

A imagem seleciona para a micro-impressão é da modela suíça Lena Soderberg, que apareceu na publicação da revista Playboy no ano de 1972.