A massificação da informação com a internet e as redes sociais fez também com que a população aumentasse a fiscalização sobre os políticos e também a manifestação de sua insatisfação com eles, principalmente em ano eleitoral. E para poder conhecer melhor os candidatos e suas carreiras políticas, o eleitor ganhou um grande aliado. É o aplicativo "Voto Consciente", lançado este mês e que está disponível para proprietários de iPhone.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Tipis Mobile, de Londrina, no Paraná. O "Voto Consciente" é um banco de dados com base no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permite o acesso ao perfil dos políticos do Brasil candidatos às eleições de 2012. 

São 440 mil perfis cadastrados de candidatos de todas as cidades brasileiras. Nos principais municípios, o eleitor também poderá visualizar pontos positivos e negativos do currículo político de cada um dos pretendentes ao posto de chefe do Executivo. Vale lembrar que estas informações são baseadas em matérias jornalísticas de veículos de comunicação conceituados e são acompanhadas dos respectivos links para leitura.

"É um sistema rápido e prático de buscas por estado e cidade, que ajuda o eleitor a selecionar seus políticos favoritos e montar uma espécie de ‘cola digital’, para facilitar a memorização dos candidatos escolhidos no dia da votação", explica o diretor de projetos da Tipis Mobile, Jetter Netto Canhada.

O "Voto Consciente" está disponível por enquanto apenas para iPhone. A empresa deve lançar em breve o aplicativo na plataforma Android.

O site do produto é o www.votoconsciente.mobi. Já o link para download é o http://itunes.apple.com.