Várias pesquisas já indicavam que o aumento de áreas verdes colaboram na diminuição da poluição atmosférica, assim, podendo reduzir em 5% a quantidade de poluentes. No entanto, novas pesquisas dão conta que os "corredores verdes" possuem um grande potencial de redução da poluição.

De acordo com um estudo conduzido por cientistas das universidades de Birmingham e Lancaster, que foi publicado no Jornal Tecnologia e Ciência do Ambiente, avaliam que as plantas em paredes externas de prédios são mais eficazes que os modos tradicionais.

"Até agora todas as iniciativas para tentar reduzir a poluição têm sido feitas de cima para baixo, como livrar-se de carros velhos, acrescentar catalisadores e até introduzir taxas de congestionamento - e estas não têm mostrado o efeito desejado. O benefício dos corredores verdes é que limpam o ar que entra e fica no espaço entre os prédios", diz Rob MacKenzie, um dos autores da pesquisa.

Esses corredores são compostos por plantas trepadeiras, que crescem junto às paredes exteriores das construções. "Plantar mais (corredores verdes) de uma forma estratégica poderia ser uma maneira relativamente fácil de controlar os nossos problemas locais de poluição", acrescenta o cientista.

Essas plantas acopladas aos prédios poderiam criar os "corredores verdes", e isso faria com que tivesse função de um filtro nas grandes cidades, ocasionando a diminuição em até 30% da quantidade de poluentes no ar, disse o estudo.

Os cientistas ressalvam que as trepadeiras são de fácil cultivo, além do mais, são muito resistentes.