Os cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, encontraram mais uma galáxia através do telescópio espacial Hubble. A galáxia tem um formato surpreendente, em forma de espiral. Ela está a uma distância de aproximadamente 10, 7 bilhões de anos-luz.

A astrônoma Alice Shapley, muito feliz com a descoberta, disse que tudo foi uma grande surpresa.  "Nosso grupo conduzia um estudo sobre galáxias geradoras de estrelas datadas do início do universo e, então, de repente, a BX442 surgiu em imagem, com sua estrutura em espiral", disse.

A cientista ainda comentou sobre o espanto ao ver as imagens. . "Não esperávamos uma forma tão bela, uma vez que a maioria das galáxias do início do universo é irregular e caótica", disse Shapley.

De acordo com os astrônomos, essa foi uma descoberta única. A galáxia BX442 foi encontrada entre 300 galáxias distantes.  Os cientistas acreditavam que seria impossível encontrar outra galáxia de aproximadamente 3 bilhões de anos após o Big Bang.

De acordo com os pesquisadores, a descoberta "representa um elo entre as galáxias mais antigas e mais turbulentas, e as galáxias espiraladas em rotação que vemos ao nosso redor".