Ataque ransomware atinge novamente computadores no Brasil

Ransomware muito semelhante a o WannaCry, causa novos estragos na tarde desta terça-feira (27).

Por Segurança digital Pular para comentários

Ransomware muito semelhante a o WannaCry, causa novos estragos na tarde desta terça-feira (27). Chamado de Petya o novo ransomware tem se espalhado pela Europa, sequestrando máquinas e servidores.

De acordo com relatos, no Brasil, algumas companhias supostamente tiveram seus computadores afetados pelos ataques do ransomware. Entre elas estão as agências, Mirum e I-Chêrry e o Grupo WWP. Segundo eles, medidas foram tomadas para tentar bloquear a ação do ransomware.

Além dessas agências, duas unidades do Hospital do Câncer e a Santa Casa de Barretos, foram afetadas pelo ataque do ransomware, o comunicado foi feito pela página do facebook da instituição. No twitter, alguns usuários também relataram o sequestro de PC?s domésticos, isto porque o novo ransomware não possui alvo definido, atacando assim computadores com vulnerabilidades em versões desatualizadas do Windows. Ataque do Ransomware Petya.Ataque do Ransomware Petya.

 

Para quem não sabe, assim como o WannaCry, este ransomware sequestra computadores, criptografando seus arquivos, deixando-os inacessíveis para o usuário e cobra uma taxa para que os arquivos sejam liberados, geralmente essa taxa deve ser paga em bitcoins. Devido a este modus operandi o ransomware torna-se irrastreável.

Compartilhe com seus amigos:
Vinicius Schulz
Vinicius Schulz Futuro Publicitário, ligado em informática e tecnologia, apaixonado pela redação e na busca de alguns sonhos utópicos.
TWITTER: @viniischulz
Quer conversar com o(a) Vinicius, comente:
Carregar comentários
O que é mais importante em um smartphone?
Bateria(27,99%)
Câmera(10,17%)
Performance(57,35%)
Aparência(2,00%)
Tela(2,48%)