Ransomware muito semelhante a o WannaCry, causa novos estragos na tarde desta terça-feira (27). Chamado de Petya o novo ransomware tem se espalhado pela Europa, sequestrando máquinas e servidores.

De acordo com relatos, no Brasil, algumas companhias supostamente tiveram seus computadores afetados pelos ataques do ransomware. Entre elas estão as agências, Mirum e I-Chêrry e o Grupo WWP. Segundo eles, medidas foram tomadas para tentar bloquear a ação do ransomware.

Além dessas agências, duas unidades do Hospital do Câncer e a Santa Casa de Barretos, foram afetadas pelo ataque do ransomware, o comunicado foi feito pela página do facebook da instituição. No twitter, alguns usuários também relataram o sequestro de PC’s domésticos, isto porque o novo ransomware não possui alvo definido, atacando assim computadores com vulnerabilidades em versões desatualizadas do Windows. 

Ataque do Ransomware Petya.
Ataque do Ransomware Petya.

 

Para quem não sabe, assim como o WannaCry, este ransomware sequestra computadores, criptografando seus arquivos, deixando-os inacessíveis para o usuário e cobra uma taxa para que os arquivos sejam liberados, geralmente essa taxa deve ser paga em bitcoins. Devido a este modus operandi o ransomware torna-se irrastreável.