Na quarta-feira (22) em Chicago, nos Estados Unidos, durante a realização do primeiro encontro de comunidades chamado de Facebook Communities Summit, Mark Zuckerberg apresentou as novas ferramentas para apoiar as comunidades.

A nova missão proposta pelo Facebook diz respeito ao trabalho a ser executado pela companhia nos próximos 10 anos, que é "Dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo".

O mundo mais próximo
O mundo mais próximo

Zuckerberg para anunciar as novas ferramentas contou com a participação de líderes de grupos existentes para demonstrar o quanto são importante essas modificações dentro dos Grupos. Comentou também sobre a importância da rede social como instrumento de mudança para maior abrangência e união de pessoas.

Mark Zuckerberger disse "As pessoas usam o Facebook para se conectar a diversos tipos de comunidades, então nós temos uma responsabilidade com o mundo agora. Nós queremos um lugar legal para as pessoas estarem juntas. Queremos um mundo melhor e mais conectado; queremos dar voz às pessoas".

O CEO do Facebook transmitiu o evento ao vivo em seu perfil pessoal e salientou que atualmente vivemos em uma sociedade mais dividida e precisamos trabalhar muito para manter as pessoas unidas. "Nós queremos que as pessoas tenham uma nova perspectiva. Vamos cuidar das pessoas ao redor do mundo por meio dessas comunidades. Vamos trabalhar para integrar suas vidas" explica.

Finalizou dizendo "Estamos trabalhando para dar mais poder às pessoas, dando ferramentas para essas pessoas. Dar um suporte sensível às pessoas. O poder é dos líderes. Se mantivermos as pessoas unidas, nós podemos mudar o mundo".

A partir de agora, os administradores de grupos ficam encarregados de cumprir essa missão, pois são os líderes da plataforma. O principal objetivo é fazer com que através destes novos recursos, os usuários e membros do site consigam auxiliar na expansão e no gerenciamento dos grupos de maneira mais eficaz.

Novas ferramentas do Facebook

Insights de Grupo

O Facebook chamou de "Insights de Grupo", os administradores que passarão a ter acesso as métricas em tempo real sobre crescimento, engajamento e integrantes.

Sendo assim, será possível identificar números de posts e os horários em que os membros do grupo estão mais engajados, o que proporciona maior entendimento dos administradores sobre o que está acontecendo no grupo.

Remoção de membros

O objetivo aqui é manter as comunidades seguras e sem trolls , ou seja, membros mal intencionados. Os administradores de grupos terão permissão para remover um usuário e todos seus posts dentro do grupo, além de comentários e outros usuários adicionados por ele.

Posts agendados

Aos administradores do grupo será permitida a criação de posts em qualquer momento podendo agendar o melhor dia e hora para sua publicação.

Filtro para pedidos de associação

Esta nova ferramenta agiliza o processo do administrador para aceitar novos membros. Com isso, poderá ordenar e filtrar requisições para aceita-las em uma única vez, por exemplo, quando selecionado gênero ou localização.

Recomendações de Grupos

Essa ferramenta, ainda está em fase de testes, mas tem o objetivo de conectar os grupos entre si. Ou seja, os administradores por meio desta ferramenta podem fazer recomendações de grupos com temas similares e relacionados aos membros de seu próprio grupo.

As mudanças chegam para todos os grupos e independem da quantidade de usuários e região. E para aproximar ainda mais as comunidades, Mark Zuckerberg pretende em breve realizar mais eventos como este que aconteceu no Estados Unidos nos demais países.