Nesta segunda-feira (19), a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), revelou a descoberta de dez planetas semelhantes à Terra. Eles integram um grupo de exoplanetas, ou seja, os planetas que orbitam em outros sistemas, fora da órbita do Sol.

De acordo com a Nasa, o catálogo mostra indícios da existência dos planetas, porém, ainda é preciso mais dados para uma classificação. Nos dez casos de planetas parecidos com a Terra, os cientistas mostram características semelhantes, como o tamanho de suas superfícies, o modo em que orbitam ao redor de suas estrelas e a ainda a presença de água de uma parte rochosa.

Cientistas encontram 10 novos exoplanetas potencialmente habitáveis
Cientistas encontram 10 novos exoplanetas potencialmente habitáveis

O documento exibe quatro anos de pesquisas baseados nos dados recolhidos pelo telescópio Kepler. Esta já é a oitava versão do catálogo e assim, a Nasa já aponta a possibilidade da existência de 4.034 candidatos a exoplanetas. Do total, 2.335 já tiveram a confirmação de serem planetas reais.

"Nós gostamos de pensar que este estudo de classificação planetária é igual aqueles dos biólogos que identificam novas espécies animais", disse o pesquisador da Universidade do Havaí em Manoa, Benjamin Fulton.

Agora, com os 10 novos exoplanetas adicionados a lista, a Nasa amplia para 50 a quantidade de planetas que poderiam ter condições similares ao modelo terrestre e assim, poderia até abrigar algum tipo de vida.

"Essas informações podem ajudar e orientar futuras missões da Nasa para encontrar diretamente outra terra", disse  o cientista Mario Perez, que faz parte da Divisão de Astrofísica da Nasa.