Samsung não renova domínio e deixa milhares de celulares vulneráveis

Por descuido da Samsung, especialista em segurança diz que milhares de usuários da Samsung poderiam ter ficado com seus aparelhos vulneráveis.

Por Smartphones Pular para comentários
Samsung não renova domínio e deixa milhares de celulares vulneráveis

Uma falta de atenção por parte da Samsung poderia ter deixado milhões de usuários vulneráveis a ataques. No entanto, graças à agilidade de um especialista em segurança o deslize foi corrigido a tempo. A questão aconteceu em razão da companhia ter esquecido de renovar um domínio, que acabou ficando disponível para compra por qualquer cidadão.

O domínio em questão é o ssuggest.com, endereço relacionado ao serviço S Suggest. A função fica embutida em celulares da empresa que foram lançados até 2014, mas foi descontinuada, que oferece um widget com aplicativos recomendados pela Samsung e exibe informações sobre o que os amigos estão utilizando.

S Suggest era o app que perdeu o domínio e deixou os smartphones antigos vulneráveisS Suggest era o app que perdeu o domínio e deixou os smartphones antigos vulneráveisMesmo que o serviço tenha sido descontinuado, os aparelhos lançados até 2014 ainda são bastante usados pelas pessoas. Vale notar que no ano foram lançados aparelhos importantes como o Galaxy S5 e Galaxy Note 4 e ainda uma grande variedade de aparelhos mais baratos.

O problema de segurança foi identificado por João Gouveia, diretor de tecnologia da Anubis Labs. Nos aparelhos em que o S Suggest ainda funcionava, a pessoa que assumisse o domínio abandonado poderia tomar controle dos aparelhos compatíveis com o recurso. De acordo com ele, seria possível reiniciar o celular da vítima e ainda força-lo a baixar aplicativos sem o consentimento do dono.

A Samsung não assumiu a vulnerabilidade. De acordo com a companhia, os aparelhos que utilizam o S Suggest não poderiam ser controlados em razão do acesso ao domínio.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Smartphones