Os cientistas encontraram um planeta gigante fora do nosso sistema solar, até então, ele é o mais quente relatado até agora. A descoberta foi publicada pela revista "Nature" nesta segunda-feira (5). O exoplaneta possui uma temperatura estimada em 4.600 Kelvin, ou 4.327 °C.

O exoplaneta, nomeado de KELT-9b, segundo Scott Gaudí, da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, juntamente com seus colegas, relatou que ele orbita uma estrela maciça chamada de KELT-9. Esta estrela possui uma temperatura estimada em 10.170 Kelvin, ou 9.896 °C. Tal calor é irradiado para o planeta ao redor, com um nível de radiação estelar ultravioleta tão alto que a atmosfera está sendo removida.

KELT-9b

"É um planeta segundo as definições típicas baseadas em massa, mas sua atmosfera é diferente de qualquer outro planeta que já vimos até agora devido a sua temperatura durante o dia", explicou Scott Gaudí.

"KELT-9 propaga tanta radiação ultravioleta que pode fazer o planeta evaporar completamente. Ou então, se os planetas gigantes gasosos como KELT-9b possuírem núcleos rochosos sólidos como algumas teorias sugerem, o planeta poderia ser reduzido a uma rocha estéril, como (o planeta) Mercúrio", explicou Keivan Stassun, professor de Física e Astronomia em Vanderbilt, que coordenou o estudo com Gaudí.

Milhares de outros exoplanetas já são conhecidos, porém, apenas seis foram encontrados em órbita de estrelas quentes do tipo A, ou seja, com temperaturas de 7.300 até 10.000 Kelvin. No entanto, nenhum havia chegado à categoria B, superior a 10.000 Kelvin. O planeta mais quente encontrado até então tinha temperatura de 3.300 kelvin, ou 3.026 °C, e estava ao redor de uma estrela de 7.430 Kelvin, ou 7.156 ºC.