Assim como o windows 8, o 10 também trouxe aplicativos nativos a sua interface. O que são esses aplicativos? Pois bem, eles são aplicativos já vinculados ao windows e funcionam em conformidade com o mesmo. Se você utiliza o windows 10, já deve ter com certeza utilizado algum deles. Fotos, Mapas, Groove Músicas, Filmes e TV, Email, Calendário, além do novo navegador Microsoft Edge e do Microsoft OneDrive são alguns exemplos mais usuais dos aplicativos nativos.

Bom, neste especial vamos falar um pouquinho sobre cada um, suas funcionalidades, usos e o que eles trazem de novo…

Fotos

O visualizador padrão de imagens do windows 10, agora traz diversas novidades, suas versões anteriores ofereciam apenas a opção de visualizar imagens, já o Microsoft Fotos, é capaz de organizar suas fotos automaticamente em álbuns de acordo com sua relação, ele também possibilita ao usuário pequenas edições, como recorte, filtros e ajustes em imperfeições da imagem. Sem falar no fato de ser capaz de sincronizar suas imagens automaticamente com o Microsoft OneDrive, bastando apenas que o usuário se conecte no mesmo.

Mapas

Bastante funcional, o Microsoft Mapas, se assemelha muito ao Google Maps, porém é um aplicativo nativo do Windows 10, oferece as mesmas ferramentas de sincronia com o OneDrive e ainda possibilita ao usuário salvar rotas na barra de inicialização rápida do windows.

Groove Músicas

Criado para substituir o Xbox Music, o Groove Music, serve para organizar as músicas e playlists do usuário, traz funcionalidades semelhantes ao Spotiy e outros serviços de streaming, oferecendo ao usuário a funcionalidade de ouvir músicas online gratuitamente, também oferecendo uma experiência paga, sem anúncios ou propagandas e com maiores funcionalidades habilitadas.

Filmes e TV

Possui  funções semelhantes ao Groove Músicas, porém permite que o usuário administre os vídeos e filmes que possui em seu disco rígido, além de oferecer opções para aluguel e aquisição de títulos para a sua coleção.

Email

O Microsoft Email, veio para substituir o Outlook, presente no Windows 8, este novo aplicativo teve sua interface totalmente atualiza, tornando-o mais dinâmico e estável. Suas funcionalidades são excelentes, com suporte inclusive para Gmail e Yahoo, possibilitando o gerenciamento de diversas contas simultaneamente.

Calendário

Infelizmente este aplicativo não é capaz de sincronizar com os eventos do Facebook, mas ainda assim sua interface e usabilidade são incríveis, trabalha em sincronia com o Microsoft Email e oferece a possibilidade de sincronização com contas do Google Agenda.

Microsoft Edge

O navegador padrão para o Windows 10, foi projetado exclusivamente para este sistema operacional, oferece diversas funcionalidades, promete uma navegação mais rápida e dinâmica, possui suporte para algumas poucas extensões, o que por um lado acaba sendo prejudicial ao usuário, principalmente por não suportar a extensão Java, indispensável para quem procura utilizar o Internet Banking. Porém, ainda assim, é um aplicativo nativo do Windows e merece lugar de destaque, por possuir uma interface inteligente e que oferece diversas funcionalidade durante a navegação.

Microsoft OneDrive

O OneDrive é outro aplicativo nativo que oferece ao o usuário a possibilidade de salvar seus arquivos na nuvem, bastando apenas a realização do login com uma conta Microsoft. Ele trabalha em sincronia com grande parte dos outros aplicativos nativos do windows, o que torna sua experiência mais segura em todos os aspectos, pois lhe garante sempre um backup em tempo real, sem a necessidade de dispositivos externos.

Bem, esses são alguns dos principais aplicativos nativos do Windows 10, eles além de funcionarem em sincronia com o sistema, serve para tornar a experiência do usuário cada vez mais dinâmica, inteligente e divertida.