São encontradas mais de 8.600 falhas de segurança em marcapassos cardíacos

Uma pesquisa realizada por uma empresa de segurança revelou que os marcapassos possuem diversas vulnerabilidades e podem ser atacados.

Por | @fsbeling Segurança digital

A equipe de segurança da empresa WhiteScope foi quem investigou os dispositivos e descobriu que existem mais de 8.600 falhas nos marcapassos, podendo serem atacados a qualquer momento e até mesmo serem reconfigurados remotamente.

Marcapassos é a nova <a onclick="_gaq.push(['_trackEvent', 'link_externo', 'de_post-POSTURI', 'para_url_https://drive.google.com/file/d/0B_GspGER4QQTYkJfaVlBeGVCSW8/view']);"   onclick="_gaq.push(['_trackEvent', 'link_tag', 'pfr19151', 'tagto_tecnologia']);" href='https://www.oficinadanet.com.br/tecnologia'>tecnologia</a> vulnerávelMarcapassos é a nova tecnologia vulnerávelA avaliação aconteceu em sete marcapassos de quatro marcas diferentes com intuito de investigar se os dispositivos poderiam ou não conter falhas e para saber se os pacientes que necessitam usar este aparelho para sobreviver ficariam ou não expostos e vulneráveis.

O aparelho é usado para corrigir falhas no coração sendo extremamente necessário para alguns pacientes continuarem vivos, o que não permite falhas. Assim como qualquer outro dispositivo, os marcapassos são equipamentos conectados para transmitir dados do paciente para o médico e para permitir que técnicos consigam configurar o sistema.

A situação é preocupante, as falhas na segurança do dispositivo são inúmeras, podendo ser realizadas desde alterações na configuração como a invasão de malware, por exemplo, comprometendo o funcionamento do aparelho.

Outra falha encontrada foi quanto ao recolhimento de informações e dados dos pacientes que são guardados sem qualquer mecanicismo de senha ou segurança.

O principal objetivo da empresa com está investigação é exigir que os equipamentos sejam criados com maior nível de segurança para não colocar em risco a vida de pacientes. Sabe-se que a tecnologia vem auxiliando e muito em nossas vidas, até mesmo na saúde como podemos ver, mas é necessário que se faça sistemas com maior segurança, evitando tantas falhas como as reveladas pela empresa WhiteScope.

Mais sobre: saúde marcapassos segurança
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo