A empresa que criou o primeiro mini drone do mundo que pode ser controlado por gestos é a DJI. O novo Spark é um pequeno dispositivo capaz de seguir os movimentos de suas mãos para executar seus voos ou capturar imagens.

Segundo a fabricante ele foi criado para "capturar rapidamente os melhores momentos da sua vida". O Spark vem para funcionar como uma câmera pessoal voadora podendo ser transportada para todos os cantos do mundo.

O Drone tem sensor CMOS de 1/2.3 que consegue fazer fotografias de 12 megapixels. Pesa apenas 300 gramas mas consegue alcançar até 50 km/hora com duração de 16 min. O aparelho também possibilita fazer transmissões ao vivo em 720p e suas lentes são capazes de fazer vídeos em HD em 1080p estabilizados.

Segundo o diretor de produtos da DJI, Paul Pan, "Um drone equipado com câmera que pode ser controlado através dos movimentos das mãos é um grande passo para tornar a tecnologia algo natural no cotidiano das pessoas, tanto no trabalho, como em viagens ou em momentos de lazer com a família e os amigos".

O dispositivo segue a mesma linha dos modos de voos já apresentados no Gesture, TapFly (usuário toca na tela do smartphone para realizar os comandos) e ActiveTrack (o drone reconhece o objeto e segue-o), que também pertencem a mesma fabricante DJI. É pequeno, mede 143x132x55 milímetros, mas traz consigo um recurso de captura e compartilhamento rápido de fotos e vídeos.

O drone apresenta quatro modos de voo. O modo "Rocket" faz o drone levantar a alta velocidade na vertical posicionando a câmara para baixo. Enquanto que no modo "Dronie" o aparelho sobe na diagonal e no modo "Helix" o drone sobe rodando em volta do utilizador. Já no modo "Circle" roda em volta de determinado objeto.

O dispositivo também apresenta em suas funções de captura de foto e vídeo o sistema UltraSmooth que reduz os tremores e as distorções enquanto filma ou faz fotos. Além disso, conta com um estabilizador mecânico gimbal 2- Axis. Outro benefício é o QuickShot que permite traçar uma rota para o Spark, fazendo com que se movimente automaticamente.

A empresa recomenda que o controle por gestos do drone seja feito somente quando estiver equipado com os protetores das hélices evitando desta maneira qualquer tipo de acidente. O Spark é o primeiro drone a ser criado com sistema chamado PalmControl que permite controle através de gestos, afirma DJI. No momento em que o drone é ativado na função controle por gestos, ele reconhece comandos para afastar, tirar foto e regredir.

Além do modo de controle por gestos o drone pode ser controlado por controle remoto ou pelo smartphone, sendo possível atingir 50k/h somente com o controle remoto.

Preço

O dispositivo está disponível em dois kits, sendo o "Kit básico" constituído pelo drone, mais bateria com carregador e três pares de hélices, custa em média US$ 499. Já o "Kit Spark Voa Mais" vem a aeronave com duas baterias, controle remoto, protetores e quatro pares de hélices, está versão custa um pouco mais, em média US$ 699.