Com MP3 morrendo, formato AAC deve ser o substituto

O formato AAC possui 48 canais, e o MP3 apenas 5.1, e ainda uma frequência de amostragem que varia entre 8 kHz e 96 kHz, enquanto o MP3 varia de 16 kHz a 48 kHz.

Por | @oficinadanet Tecnologia

O formato MP3, que é o responsável pela popularização de baixar músicas pela internet, está encerrando o seu ciclo de glórias. Já faz algum tempo que o tipo de arquivo vem sendo substituído por outros de maior qualidade e de menor tamanho.

Com MP3 em decadência, formato AAC deve tomar contaCom MP3 em decadência, formato AAC deve tomar conta

Na sexta-feira (12) passada, os criadores do formato anunciaram que estão abandonando o programa de licenças do formato. Isso significa que não existe mais uma patente que proteja tal tipo de arquivo, e qualquer pessoa pode criar produtos com suporte MP3, sem ter que pagar aos seus desenvolvedores, como ocorria antes.

Porém, o fim do formato não está diretamente ligado ao anúncio sobre que não haverá mais licenciamento, mas sim que outras tecnologias vêm ocupando o seu lugar.

Veja também: 

O modelo de arquivo MP3 foi desenvolvido na década de 1980 por membros do Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados. O formato acabou transformando a forma como as pessoas lidavam com arquivos de áudio, já que ocupavam somente 10% do original. O formato se tornou uma grande evolução no mercado tecnológico e fonológico.

Agora, como sucessor do MP3, Bernard Grill, diretor da divisão Fraunhofer e um dos diretores de desenvolvimento do MP3, apresenta o formato AAC, que significa Advanced Audio Coding ou, em português, Codificação de Áudio Avançado. De acordo com ele, “é mais eficiente e oferece muito mais funcionalidades”. Vale mencionar que p formato AAC já é utilizado pela Apple de modo padrão em seus produtos.

Com o fim do MP3, os arquivos que já existem nesse formato não irão deixar de funcionar, porém, no futuro, as plataformas que suportam eles serão cada vez mais difíceis de serem encontradas.

Mais sobre: música mp3 aac
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo