O WhatsApp, como todos sabem, é um dos mensageiros preferidos pelos cibercriminosos para aplicar golpes. O vírus utiliza o endereço "шһатѕарр.com" para poder distribuir um adware pelos computadores dos usuários. O arquivo em questão apresenta anúncios indesejados, que podem até atrapalhar na utilização do aparelho, além de espionar atividades e atrapalhar no desempenho do dispositivo e ainda consumos de dados.

Cuidado ao clicar em links
A página oferece o download do aplicativo em cores diferentes, o que costuma atrair ainda muitas pessoas. O usuário, então, ao clicar no botão de download da versão, é solicitado que compartilhe a página com os seus amigos. Após isso, o site afirma que o recurso só funciona em desktops e que, para conseguir o efeito é necessário ainda baixar uma extensão do Chrome chamada de "Black Whats". Infelizmente, o arquivo já foi baixado por várias pessoas.

A dica para ser a próxima vítima é sempre a mesma: Não clicar em links desconhecidos e verificar sempre se endereço de URL está correto. É importante desconfiar de páginas que oferecem recursos que ainda não existem em outros aplicativos populares, como Instagram, Facebook e WhatsApp, entre outros. Leia também o nosso guia com dicas de segurança digital.

Além disso, é importante ressaltar para não compartilhar mensagens sem conhecer as reais intenções, isso ajuda a não propagar os vírus e links maliciosos. Veja quais são os melhores antivírus grátis e os melhores pagos.