Chega ao fim o Android Nougat. O Google encerrou o desenvolvimento do programa beta da versão 7 do sistema operacional. Agora a empresa, irá focar no Android O. Leia as novidades do Android O 8.

De acordo com o próprio Google, a versão beta do Android O deverá começar a ser distribuída para os celulares "em breve", porém, não informa uma previsão exata de tempo. Rumores indicam que o lançamento ocorra durante o Google I/O, evento anual para desenvolvedores que ocorre entre 17 e 19 de maio.

O Android O começou a ser disponibilizado para fases de testes desde março deste ano, em versão prévia para desenvolvedores. O beta deverá deixar o sistema com mais estabilidade.

Android O

Durante a fase de preview, o Android O só pode ser instalado manualmente, o que é uma grande barreira para os usuários com menos conhecimentos técnicos. Através do lançamento beta, o update será fornecido por OTA (over-the-air) como uma atualização comum, que poderá ser baixada via Wi-Fi e instalada de modo automático.

A segunda versão de preview do Android O deverá ser lançada pelo Google antes de um beta. Inicialmente, apenas aparelhos do Google devem ter acesso a versões de testes, assim sendo, está incluso o Nexus 5X e 6p, o Pixel e o Pixel XL. A versão final começará a ser distribuída no terceiro trimestre.