É estranho como você lida com as ilusões de ótica. As coisas estão lá visíveis, mas não são o que aparentam ser, são os nossos olhos enganando o cérebro. As pesquisas científicas apontam que o sistema visual é muito limitado para processar com precisão todas as informações que os nosso olhos captam. A interpretação funciona com base na situação mais provável.

Existem dois tipos básicos de ilusões, as fisiológicas, que são aquelas chamadas de pós-imagem. Quando uma figura permanece impressa em nossos olhos por não haver muito brilho ou cor. Experimente olhar para um bico de luz por 5 segundos, depois feche os olhos. Além da fisiológica, a cognitiva é outra ilusão, é uma falha de interpretação da informação pelo sistema visual, que peca na dedução de dimensão e perspectiva de objetos.

São raras as vezes em que o cérebro processa as informações por probabilidade, estas chamadas de ilusões de ótica. Desde linhas retas que parecem tortas, a pontos fixos que se movem, vamos listar algumas delas aqui.

Ilusão das cores imaginárias

Abaixo tem um vídeo de uma imagem com cores invertidas, é necessário fixar a visão na retina do olho, depois de um tempo será trocada a imagem para uma com tons de cinza. Nesta troca, seus olhos vão enxergar as cores que seriam as normais, pisque o olho e veja novamente.

Incrível, não é mesmo?

A ilusão da grade de Herman

Ludimar Hermann, em 1870 lançou esta grade para provar a "inibição lateral", a forma na qual as células de trás da retina respondem ao branco e o preto.

Ao fixar os olhos em um ponto, os mais próximos ao ponto fixo serão brancos, já os mais afastados são interpretados como pontos pretos, contanto, a figura tem apenas pontos brancos.

A ilusão de Zöllner

As linhas abaixo vão parecer tortas, mas na verdade são realmente retas. Desenhamos linhas auxiliares para comprovar.

A explicação para a ilusão é que os ângulos entre as linhas curtas e as mais longas criam uma impressão de profundidade, desta forma uma linha parece mais próxima a outra.

Ilusão de movimento

Não, a imagem abaixo do "resta um" não é um gif. Pode olhar na extensão, é um JPG.

A ilusão de movimento é chamada assim pois os olhos fazem movimentos rápidos, sacádicos. Sem a movimentação dos olhos, a imagem acima estará estática. Tente fixar em um ponto, verá que o movimento para.

Qual círculo laranja é maior?

Veja a imagem abaixo, qual dos círculos laranja é maior?

Nenhum, o gif que fizemos mostra que eles têm o mesmo tamanho. Essa é conhecida como ilusão de Ebbinghaus. A referência das bolas cinzas faz com que o cérebro crie uma ilusão de diferentes distâncias entre os dois círculos laranjas. Um parece mais distante que o outro.

E aí, curtiu as ilusões, compartilhe com seus amigos, eles vão gostar de ler sobre isto também.