Falso ataque do Google Docs se espalha rapidamente pelo Gmail: cuidado

Atenção aos usuários do Gmail, golpistas estão enviando e-mails com spam chamado de "Google Docs"

Por | @fsbeling Segurança digital

Na quarta-feira, dia 03 de maio, usuários do Gmail foram alvos de um ataque, recebendo e-mails de pessoas conhecidas avisando que determinado documento havia sido compartilhado no Google Docs.

Mas na verdade, é um spam, que após o clique no botão destacado no respectivo e-mail, direciona o usuário para um aplicativo falso, chamado espertamente de “Google Docs”, a mensagem solicita que seja feita uma alteração em algum documento do aplicativo, feito isso, orienta para fazer login em sua conta do Google.

O app passa a ter acesso ao seus dados, podendo assim enviar através da sua conta e gerenciar a sua lista de contatos, fazendo então com que o golpe se espalhe rapidamente pela internet.

Caso você visualize a seguinte tela, não clique em nada e delete o e-mail.

Falso ataque do Google Docs se espalha rapidamente pelo Gmail: cuidado

Caso você tenha sido alvo dos golpistas, orientamos fazer a verificação de quais aplicativos estão tendo acesso a sua conta do Google. Acesse sua página de verificação de segurança neste link e confira. Não deixe de conferir as nossas dicas de segurança digital

A Google, em nota ao The Verge, informou que a vulnerabilidade encontrada pelos golpistas para fazer com que o aplicativo utilizasse a sua tela de login, já foi solucionada, impedindo assim a viabilidade de novos ataques.

Mais sobre: Gmail Google Docs golpe
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter