A internet está cheia de armadilhas, tanto é que o Google e Facebook estão sempre alertando os seus usuários sobre os cuidados que devem tomar. Mesmo assim, as empresas não estão livres de se tornarem vítimas.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, no mês passado, expediu prisão sobre um homem que conseguiu roubar US$ 100 milhões de duas gigantes de tecnologia do país, porém na ocasião, as empresas não foram citadas. No entanto, o mistério durou pouco. A Fortune, após intensa investigação, descobriu que as empresas envolvidas eram nada mais, nada menos, que o Google e Facebook. Ao serem questionadas, elas acabaram confirmando.

De acordo com a Justiça, o crime foi cometido por um lituano de cerca de 40 anos chamado Evaldas Rimasauskas. Ainda em 2013, ele teria forjado endereços de e-mail, boletos e carimbos corporativos em nome da Quanta Computer, uma empresa taiwanesa que é responsável pelo fornecimento de componentes eletrônicos para várias marcas americanas.

Rimasauskas utilizou tal material durante dois anos para enganar as empresas, induzindo-as a fazer transferências em bancos no leste europeu. Quando as gigantes descobriram que estavam sendo enganadas, o homem já havia arrecadado mais de US$ 100 milhões.

O Facebook disse à Fortune que conseguiu recuperar boa parte do dinheiro, bem como o Google. No entanto, o problema não havia sido mencionado publicamente.