HD de 12 TB da Western Digital já está no mercado

O HD é preenchido com gás hélio para oferecer maior armazenamento no mesmo espaço.

Por | @oficinadanet Hardware

Nesta semana, a Western digital informou que começou a comercializar um dos seus mais poderosos modelos de disco rígido, o Ultrastar He12 da HGST, que chega com 12 TB de espaço de armazenamento. O valor do produto não foi mencionado, muito provavelmente porque deverá variar de acordo com a quantia de unidades adquiridas, já que ele é direcionado ao mercado corporativo. Leia também como funciona um HD.

O Ultrastar He12 de 12 TB de capacidade oferece uma densidade de armazenamento de praticamente 134 gigabits por centímetro quadrado. O produto foi anunciado no final do ano passado juntamente com uma versão de 14 TB, porém, esta última terá as vendas iniciadas somente a partir da metade do ano.

HD de 12 TB da Western Digital já está no mercado

Os modelos são preenchidos com gás hélio para poder oferecer mais armazenamento no mesmo espaço. Os dois contam com oito discos empilhados dentro de suas 3,5 polegadas. Conforme a própria empresa, isso representa dois discos a mais do que os maiores HDs preenchidos com ar, o que permite 50% mais de armazenamento do que os maiores aparelhos com a tecnologia mais velha.

Leia: Qual a diferença entre HDD e SSD?

No geral, os HDs possuem vários discos magnéticos, onde a informação é gravada, e utilizam camadas de ar para poder separar um disco do outro. Isso permite que os discos girem de modo mais estável e com menos atrito, o que garante que eles não danifiquem.

A grande vantagem do gás hélio no lugar do ar é que ele possui apenas cerca de um sétimo da densidade do ar. Com isso, é possível conseguir a mesma estabilidade, bem como velocidade e proteção que o ar permite em menos espaço.

Mais sobre: hdd disco westerndigital
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo