Molusco gigante é encontrado por cientistas nas Filipinas

Pela primeira vez cientistas conseguem capturar vivos raros moluscos gigantes que vivem dentro de concha e se alimentam de lama.

Por | @fsbeling Ciência

A espécie é conhecida como teredo-gigante (Kuphus Polythalamia), este raro e gigante molusco aquático foi encontrado por cientistas nas Filipinas.

Alguns exemplares deste molusco haviam sido encontrados no século 18 e preservados no etanol, mas somente agora foi possível caputurar cinco espécies vivas. Elas foram encontradas em uma baía de Mindanau, por cientistas dos EUA, França e Filipinas.

O raro e gigante aquático pode chegar a medir 1,55 m e 6 cm de diâmetro.

Existem outras espécies da família de moluscos aquáticos vermiformes, conhecido como Teredo Navalis, mas chegam a 1 m de comprimento e apenas 1 cm de diâmetro .

Estes por sua vez, costumam cavar em galerias de embarcações e se alimentam de madeira apodrecida.

Segundo os cientistas, o molusco encontrado não chama atenção somente pelo seu tamanho, e sim pela forma como se alimenta. Possui um sistema digestivo menor que os outros da mesma família pois se utiliza de uma bactéria para se alimentar de lama e sedimentos marinhos.

Todos detalhes da descoberta foram publicados na revista cientifica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States America (PNAS).

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
RecomendadoEnquete
Você assina Netflix?
Sim, sou titular(47,51%)
Sim, sou reserva =) (12,32%)
Não, mas pretendo(21,99%)
Não, nem quero(18,18%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários
@oficinadanetoficial