Molusco gigante é encontrado por cientistas nas Filipinas

Pela primeira vez cientistas conseguem capturar vivos raros moluscos gigantes que vivem dentro de concha e se alimentam de lama.

Por | @fsbeling Ciência

A espécie é conhecida como teredo-gigante (Kuphus Polythalamia), este raro e gigante molusco aquático foi encontrado por cientistas nas Filipinas.

Alguns exemplares deste molusco haviam sido encontrados no século 18 e preservados no etanol, mas somente agora foi possível caputurar cinco espécies vivas. Elas foram encontradas em uma baía de Mindanau, por cientistas dos EUA, França e Filipinas.

O raro e gigante aquático pode chegar a medir 1,55 m e 6 cm de diâmetro.

Existem outras espécies da família de moluscos aquáticos vermiformes, conhecido como Teredo Navalis, mas chegam a 1 m de comprimento e apenas 1 cm de diâmetro .

Estes por sua vez, costumam cavar em galerias de embarcações e se alimentam de madeira apodrecida.

Segundo os cientistas, o molusco encontrado não chama atenção somente pelo seu tamanho, e sim pela forma como se alimenta. Possui um sistema digestivo menor que os outros da mesma família pois se utiliza de uma bactéria para se alimentar de lama e sedimentos marinhos.

Todos detalhes da descoberta foram publicados na revista cientifica Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States America (PNAS).

DESTAQUESRecomendado
Siga nas redes
Mais compartilhados
O QUE LER EM SEGUIDA
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar