A Apple não é considerada mais a maior vendedora de notebooks do mundo. A companhia, que é liderada pelo CEO Tim Cook, perdeu o posto que ocupava há 7 anos no ranking anual feito pela revista Laptop. Agora, o lugar pertence a chinesa Lenovo, e a Apple aparece somente na quinta colocação.

Desde 2010, a Apple ocupava a primeira colocação no ranking da Laptop. De acordo com a revista, a companhia ficou apenas na quinta colocação por não oferecer entradas USB em seus notebooks e ainda pelo alto valor cobrado em seus produtos. "MacBooks são finos, poderosos e bem construídos, mas você vai precisar de uma pilha de dinheiro e uma bolsa de adaptadores"

A lista em questão pertence aos resultados de 2016, quando a Apple lançou o MacBook Pro com Touch Bar. O novo notebook não possui portas USB tradicionais, apenas quatro entradas Thunderbolt 3 USB-C, que podem ser utilizados para recarregar a bateria ou mesmo transferir dados.

A revista ainda ressalta que a Apple é inigualável quando o assunto é suporte e opções de garantia para os seus clientes. A Lenovo conquistou o posto mais alto em virtude de três pontos, segundo a Laptop. O primeiro deles é a bateria duradora, o segundo é um excelente visual e por fim o suporte ao cliente da companhia.

No ranking da Laptop são mostradas dez empresas. A Samsung aparece somente na nona posição. "Os recursos de suporte técnico da empresa também são decepcionantes". Já a última colocação é preenchida pela Microsoft.

O ranking da Laptop foi criado a partir de seus critérios: design, suporte técnico, inovação, preço, garantia e pontuação creditada na análise dos produtos de cada companhia. Foram levados em conta os notebooks lançados entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2017.