A Netflix, na semana passada, anunciou que o sistema de avaliações por estrelas seria substituído pela tradicional "curtida". Deste modo, o que funcionava como uma classificação em camadas passou a operar de modo binário. A novidade, porém, não agradou a todos.

De acordo com a Netflix, o sistema de estrelas acabava sendo sempre mal interpretado. Os usuários não compreendiam que a avaliação de produção fosse diferente dependendo de cada pessoa. Vale notar que em outros locais esse esquema de classificação é geral, assim sendo, igual para todos. Na Netflix acaba sendo pessoal, por essa razão a empresa precisava encontrar uma forma de refletir isso, e resolveu adotar a curtida.

Sistema de thumbs Netflix
A mudança, porém, acabou não sendo bem aceita por alguns usuários. A queixa principal é sobre a falta de nuances do novo sistema. Agora só é possível dizer se gostou ou não de um determinado filme ou episódio.

Em uma pesquisa realizada pelo Extreamist, site dedicado ao mercado de streaming, que envolveu 1.103 usuários nos Estados Unidos, 71% deles disseram que não aprovaram o novo método de avaliação.

Já viu o nosso especial com os lançamentos da Netflix? Fazemos semanalmente um levantamento das novidades e saídas de cartaz, confere. E deixamos outra dica: 10 filmes para assistir na Netflix.

"As coisas não são preto ou branco, sim ou não. Eu quero ser capaz de oferecer uma variedade de respostas sobre o que eu gosto ou não gosto", disse um dos entrevistados. "Algumas vezes é um 'duas estrelas' ou um 'quatro estrelas', não apenas 0 ou 100."