O WhatsApp, como bem sabemos, é bastante usado pelos golpistas. Desta vez, para enganar os internautas, um novo golpe está oferecendo um vale-presente das lojas O Boticário. Em um intervalo de cinco dias, cerca de 50 mil brasileiros já tentaram acessar a oferta, disse a empresa de segurança digital PSafe.

A tática da vez é a mesma utilizada em outros golpes através do mensageiro. Os links fraudulentos são repassados em conversas com amigos ou mesmo em grupos, o que faz com que as pessoas realizem os cadastros em sites maliciosos ou mesmo baixem apps falsos, que podem contem vírus ou mesmo cobranças indevidas.

Após o usuário receber a oferta falsa e clicar no link, acaba sendo direcionado para uma página em que deve responder três perguntas sobre a marca O Boticário. Em seguida, uma mensagem exibida na tela pede ao usuário para compartilhar o link do cupom com dez amigos ou em grupos do WhatsApp, em troca disso, iria receber o voucher no valor de R$ 500. Claro que, a oferta não existe.

Através da ação, os cibercriminosos conseguem induzir um número grande de pessoas para que espalhe o golpe, o que acaba por atingir mais usuários.

A dica para não cair nesse tipo de golpe é sempre a mesma, ou seja, checar a origem da promoção no site oficial da marca. Para completar, é preciso ter o máximo de cuidado ao acessar links desconhecidos e ainda contar sempre com um bom antivírus no aparelho.

Leia também: Vamos parar de ser enganados.