Recentemente, a Motorola divulgou uma pesquisa realizada em parceria com o instituto KRC Research sobre o que o público consumidor do mundo espera de um smartphone. O estudo foi feito com quase 12 mil pessoas distribuídas em nove países.

A Motorola, na pesquisa, tirou uma amostra de qual é o celular perfeito de acordo com os interesses dos brasileiros. A empresa, como resultado, diz que 85% dos consumidores do Brasil buscam por um produto premium, mas 72% deles não querem pagar o valor de um modelo de tal categoria.

Isso diz que a maioria dos brasileiros quer um smartphone premium, mas não aceitam o valor cobrado pelas fabricantes. Entre os elementos mais importantes, segundo os entrevistados, estão uma boa resolução de tela (63%) e câmera de alta qualidade (58%). Levando em consideração as idades no estudo, os brasileiros de 45 a 54 anos afirmaram que um "tamanho de tela grande" é o recurso mais importante para ter no smartphone.

Além disso, a pesquisa mostra que 69% dos brasileiros acha que a bateria de longa duração é o maior indicativo de que o celular é premium ou mesmo topo de linha. Os usuários "desejam um celular com a capacidade de acompanhar o ritmo do seu dia a dia, sem deixá-los na mão nos momentos mais importantes", disse a Motorola.

De acordo ainda com o estudo, o design também é importante. Conforme 48% dos entrevistados, o smartphone ideal deve ser feito de metal, e não plástico ou mesmo outro componente de baixa resistência.

A pesquisa foi realizada entre pessoas com mais de 18 anos entre 23 de janeiro e 31 de janeiro de 2017. Os países consultados foram o Brasil, China, México, Estados Unidos, Índia, Rússia, Espanha, Reino Unido e Alemanha.