Usuários do serviço de e-mail do Google precisam ficar atentos a um novo golpe que está circulando. Através do método de phishing, as contas podem ser facilmente controladas pelos cibercriminosos.

Tudo começa com um e-mail enviado a vítima contendo um arquivo Word ou PDF como anexo. O arquivo acaba sendo apresentado de modo legítimo pelo Gmail. Porém, assim que a vítima clica no arquivo, ela acaba sendo direcionada para uma página de login do Google, como se o usuário tivesse sido desconectado.

Golpe no Gmail. Fique atento!

Porém, tal página é falsa e é ela a grande responsável pelo roubo das informações. A preocupação é que se a pessoa não perceber que é uma página falsa, ela acabará inserindo o seu e-mail e senha para fazer o login.

O golpe foi percebido pelo youtuber Tom Scott. De acordo com seu relato em um tweet, ele reconheceu o golpe porque a resolução do seu monitor é alta, e a página falsa ficava um pouco distorcida. Para completar, a página não contava com o padrão de segurança https://.

O golpe aparece em inglês e a princípio ainda não há relatos de ter chegado ao Brasil. Mesmo assim, o bom é ficar atento para não ser a próxima vítima. No caso do Gmail o modo para não cair na armadilha é verificar se o endereço é seguro e se certificar que ele seja realmente oficial. O melhor método ainda é a desconfiança, sendo assim, não abrir e-mails de procedência duvidosa.