Uma polêmica envolvendo a Microsoft diz que a publicidade dentro do Windows é caracterizada como propaganda. Porém, a companhia não assume isso e ainda diz que aquilo não passa de "dica". A declaração foi feita ao The Verge.

"As novas notificações de dicas dentro do Explorador de Arquivos do Windows 10 foram desenvolvidas para ajudar os consumidores (…) promovendo informação rápida e fácil para melhorar a experiência relativa a armazenamento e gerenciamento de arquivo em nuvem", comentou a Microsoft, acrescentando que os usuários "podem facilmente cancelar o recebimento dessas notificações".

Microsoft diz que anúncio de plano da empresa não passa de uma "dica" no Windows.

Tais "dicas" começaram a ser reportadas nesta semana, após os usuários perceberem que o Explorador de Arquivos estava acompanhado de um grande banner ao ser aberto. A peça sugeria que o usuário pudesse assinar o pacote de 1 TB do OneDrive. No Brasil, ele sai por R$ 239 por ano.

Para fugir da "dica" da Microsoft, o usuário precisa ir até "Exibir", abrir as opções do Explorador e desativar as funções de sincronização.