Nada é passado despercebido quando o assunto é a tecnologia das salas do cinema - a tela sofreu diversas melhorias tecnológicas, sem falar do som e até das poltronas. Estratégia é atrair o público para as telonas cada vez mais.

Atraindo as melhores tecnologias para as salas de cinema do mundo, os cinemas brasileiros passaram por diversas mudanças para melhor quando o assunto é assistir a um filme na telona. Apesar de estar muitos anos na ativa no Brasil, muita gente ainda não conhece as diversas mudanças de salas de cinemas, que ficaram mais confortáveis e aconchegantes, além de interativas e até mesmo divertidas. Mas, será que vale o preço que se paga por todo esse entretenimento?

A verdade é que o valor por pessoa para assistir a um filme aumentou muito com o passar dos anos, justamente pelas vastas opções de sala e para manter as melhorias no cinema, além de um valor já estar reservado para a cota dos filmes e produções. Porém, quanto mais VIP a sala de cinema é, melhor o tratamento e conforto, e também maior o preço que se paga por ela. A proposta da rede Cinemark é uma sala patrocinada por um banco conhecido onde apresenta poltronas reclináveis e confortáveis com um espaço bem maior que as demais - por isso, a sala VIP da rede com atendimento exclusivo proporciona a grande experiência da rede.

Ainda falando sobre a rede, foi criada a sala D-Box, que nada mais é a poltrona se mexe em sincronia com a ação do filme. O espectador poderá se sentir realmente dentro do filme - é como um cinema que todos participam ativamente, sentindo as emoções, angústias e medos dos personagens dos filmes.

Telas de cinemas que são de encher os olhos

Pode perceber: todas as vezes que lança um filme com uma grande bilheteria esperada, este filme será exibido somente em 3D. A tecnologia em 3D tomou totalmente conta das salas de cinema, pois agora os projetores digitais contam com seu armazenamento em Hds externos, não mais aquelas fitas em películas.

CineMec Complex na Holanda

O truque cerebral que a tecnologia 3D de cinemas proporciona é uma verdadeira ilusão cerebral: os olhos captam imagens de dois ângulos diferentes, e isso gera uma percepção de movimento com volume das imagens.

Também: Veja todas as nossas dicas de filmes e cinema.

Entre as novidades do mundo 3D, surgiu a tecnologia 4Dx, ou 4D Experience, através da rede Cinépolis, onde foi instalado no cinema JK Iguatemi pela primeira vez no Brasil. Além da imagem tridimensional, a sala insere o espectador diretamente no filme com direito à trepidações da cadeira, aceleração, luz, sensações, e muito mais - faz qualquer um se sentir em um parque de diversões.

4D
Porém, a tecnologia 4DX não é a mais famosa, e sim, a tecnologia IMAX, que também é o pioneiro em imagens ampliadas. Com quase 355 metros quadrados só de tela, as projeções com resoluções que chegam a 10.000 x 7.000 pixels levam ao público uma inacreditável experiência de imagem, além de ter vários alto-falantes espalhados pela sala e até mesmo atrás da tela.

Como concorrente ao IMAX do Cinemark, a rede Cinépolis conta com a Macro XE, feita com projetores 4K e um som com 13 mil watts de potência. Já a sala XD, do Cinemark, é parecida na questão do som, com 12 mil watts de potência.

Se você acha que as inovações nas telonas acabaram, essa tecnologia não para por aí. O cinema mudou, e você poderá sempre andar junto com ele com as novidades ao passar dos anos.