Divulgar nudes sem consentimento pode virar crime

O Código Penal, atualmente, conta com uma tipificação (Lei Carolina Dieckmann) para o crime de invasão de dispositivos informáticos.

Divulgar nudes sem consentimento pode virar crime

Na terça-feira (21), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5555/13, do deputado João Arruda (PMDB-PR), que altera a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) para tipificar uma nova forma de violência doméstica e familiar contra a mulher.

De acordo com o texto aprovado, um substitutivo apresentado pela deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), elaborado em conjunto com a relatora anterior da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputada Tia Eron (PRB-BA), a nova forma de violência é a divulgação através da internet, ou mesmo por outro meio, informações, imagens, dados, vídeos, áudios, montagens ou fotocomposições da mulher sem o seu expresso consentimento.

A Câmara, segundo o autor do projeto, está colaborando em fazer justiça com as mulheres que são violentadas com a divulgação de imagens de sua intimidade. "Essa é uma agressão às vezes até maior que uma agressão física", disse.

O Código Penal, atualmente, conta com uma tipificação (Lei Carolina Dieckmann) para o crime de invasão de dispositivos informáticos. A pena nestes casos é de seis meses a dois anos e aumento de um a dois terços quando houver a divulgação de terceiros do conteúdo obtido.

"Quase 65% das mulheres se permitiram ser filmadas na sua intimidade e muitas tiveram essas imagens divulgadas", disse Tia Eron.

Com a nova lei, a pena poderá ser de reclusão de três meses a um ano, com aumento de um terço à metade se o crime for cometido por motivo torpe ou contra a pessoa com deficiência.

Para a deputada Laura Carneiro, o projeto "é a redenção de mulheres e homens na internet e mostra como é fácil produzir uma legislação decente que ajuda as pessoas".

iPhone 11 vs Galaxy S21 - Comparativo

Qual dos dois celulares você deveria levar para casa? Comparamos, assista.

Conteúdo relacionado

Google Nest Audio Review: Caixa de som ou Assistente pessoal?
Gadgets

Google Nest Audio Review: Caixa de som ou Assistente pessoal?

Google Nest Audio foi analisado aqui no Oficina da Net, um speaker com inteligência artificial do Google Assistente, bonito e pronto para a sua casa?

Número de vítimas de nudes vazadas na internet cai em 2016, aponta ONG
Segurança digital

Número de vítimas de nudes vazadas na internet cai em 2016, aponta ONG

Em 2016, foram registrados 301 casos, isto significa 6,5% a menos que os 322 registrados em 2015.