O próximo iPhone poderá chegar com uma tecnologia de câmera atualizada, que deverá ser usada para reconhecimento facial ou de íris, experiências de jogos de realidade aumentada e selfies 3D.

O analista da KGI, Ming-Chi kuo foi o responsável por adiantar a novidade. De acordo com ele, os novos componentes serão capazes de mesclar a informação de profundidade com as imagens 2D da câmera frontal.


Apple poderá adotar sistema de reconhecimento facial no seu próximo iPhone. Ainda não se sabe exatamente como o mecanismo será utilizado.

O hardware ainda irá usar algoritmos desenvolvidos pela PrimeSense, startup que a Apple adquiriu ainda em 2013. O sensor poderá também detectar a localização e profundidade dos objetos que ele pode ver.

A tecnologia que poderá ser empregada no iPhone não é comum de se ver em smartphones. Kuo descreve ela como sendo semelhante a empregada no Kinect. A tecnologia deve amplificar o alcance da câmera tradicional com um projetor e receptor infravermelho, bem como ocorre no Kinect.

Os componentes permitem que o iPhone consiga capturar informações de profundidade, em vez de uma imagem plana, o que é bastante relevante em um possível sistema de desbloqueio da tela do IPhone por reconhecimento facial.

Vale mencionar que o botão home do iPhone está desaparecendo, sendo assim, é bastante provável que a Apple opte por um sistema inovador de desbloqueio do aparelho, como o reconhecimento facial. O que ainda não se sabe realmente é se o sistema será incorporado já na próxima versão do aparelho, ou ainda levará mais um tempinho para surgir.