Cartão de memória bloqueado, como resolver?

Descubra como desbloquear o seu cartão de memória para poder utilizá-lo novamente.

Por | @grasiel_grasel Tecnologia

Um problema muito comum ao tentar utilizar um dispositivo que tenha como unidade de armazenamento um cartão de memória é o famoso aviso de dispositivo protegido contra armazenamento. Por incrível que pareça, é extremamente fácil corrigir este “erro”, tão fácil quanto -literalmente- virar uma chave de “liga e desliga”.

Olhando para o seu cartão de memória, perceba que, em um de seus lados, uma pequena chave pode ser deslizada para cima e para baixo. Ela é literalmente uma trava de impossibilita o usuário de gravar qualquer coisa no cartão, no entanto, nem sempre ela será o motivo dos seus problemas.

Verifique se a trava do cartão de memória está acionada. Uma pequena chave determina se ele está protegido ou não, sendo necessário apenas ter certeza de que ela ficará do lado contrário em relação ao que a flecha do seu lado mostra.

Cartão de memória bloqueado, como resolver?

Leia também:

A maioria dos problemas será solucionado já neste primeiro passo, no entanto, é provável que ele não funcione, o que, na maioria das vezes, pode ser concertado simplesmente utilizando uma fita para manter a chave na posição correta, pois ela pode estar solta e voltando sozinha para a posição de travamento.

Se ainda assim não funcionar, existem duas possibilidades: O cartão pode estar protegido por uma senha com algum software de proteção, ou seus drivers podem estar desatualizados, o que significa que teremos que atualizá-los.

Clique no botão de pesquisa do Windows 10 (1), digite "Drivers" na barra de pesquisa (2) e então clique sobre a opção “Atualizar drivers de dispositivo" (3). Você pode encontrar esta mesma opção no Painel de controle do Windows.

Cartão de memória bloqueado, como resolver?

Procure pela aba de “Unidades de disco” (1), clique com o botão direito sobre “SDHC Card” (2) e então clique em “Propriedades” (3).

Cartão de memória bloqueado, como resolver?

Na nova janela de propriedades do dispositivo, clique na aba “Driver” e então clique em “Atualizar Driver...”.

Cartão de memória bloqueado, como resolver?

Clique em “Pesquisar automaticamente...”.

Cartão de memória bloqueado, como resolver?

Depois de concluído o processo, clique em “Fechar”. Remova e insira o cartão de memória novamente, ele deverá funcionar.

Cartão de memória bloqueado, como resolver?

Pronto, agora você já pode utilizar seu cartão novamente. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo, vamos tentar te ajudar assim que possível!

Mais sobre: tutorias windows dicas
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar