Internet móvel aqui no Brasil não é fácil. Ela quase nunca funciona como o esperado (e contratado), 3G tem sinal caindo constantemente e o 4G só em alguns pouquíssimos lugares. Para piorar os planos de dados são caros e oferecem uma miséria em dados, isso sem contar a novela Anatel e o corte ou não dos dados após atingir o limite.

Imagine você vivendo com um plano de 10MB por dia. Bem, talvez essa seja sua realidade, pois esta modalidade é uma das mais vendidas no Brasil atualmente. Com ela você sai de casa, entra no Facebook e lá vem a mensagem de que seu consumo chegou em 80% dos dados diários. Com certeza você já sabe como é essa história.

Triste. Mas já que só lamentar não resolve nada e estas práticas parecem estar longe de terminarem, hoje trago-lhes boas notícias: um aplicativo que promete (e segundo os testes, FUNCIONA) economizar até 50% dos dados. Ou seja, se seu plano for de 100MB por mês, com o seu uso você terá o equivalente a 150MB antes da sua instalação. Já é alguma coisa ¯_(ツ)_/¯ 

Trata-se do aplicativo Opera Max que vai fazer uma compressão dos dados da mesma forma que a extensão Economia de Dados faz com o Chrome no seu desktop ou mobile. E o melhor de tudo é este app não serve apenas para economizar dados nas páginas (como a extensão do navegador), mas sim para tudo que consome dados, incluindo aplicativos, os maiores vilões dos nossos míseros megabytes.

E sim, se você está reconhecendo o nome, ele é um desdobramento do navegador Opera, o mesmo que ficou famoso em tempos de internet discada por comprimir em até 80% o tráfego carregado pelaspáginas. Eficiência comprovada por milhares de usuários em tempos obscuros de uma internet de 56Kb que volta a tona para ajudar na dificuldade que é ver um GIF de gatinho fora da wifi.

O melhor de tudo é que ele funciona "de imediato". Em uma simples passada de 5 minutos pelo Instagram após ativá-lo gastei 4.4 MB para ver as fotos, vídeos, legendas e tudo mais que estava na minha timeline. Sem o aplicativo que otimizou meus dados o consumo seria de 23.7 MB. Uma economia de 19.3 MB, ou 81%. Detalhe: eu estava na wi-fi, ou seja, ele não resolve apenas para dados móveis.


O verde escuro é o que foi de fato baixado e o verde claro o que o Opera poupou do meu plano

Mas como é feita essa bruxaria?

Ele funciona da seguinte forma: Assim que você abre algum aplicativo que consuma dados, como, por exemplo, o Facebook, todos aqueles dados que não forem criptografados, como fotos e vídeos dos seus amigos (ou seja, senhas e dados pessoais passam longe do controle do Opera, assim como alguns outros tipos de dados), e que normalmente seriam baixados para exibição no seu celular, serão solicitados através de uma VPN ao invés da rede convencional.

A mágica acontece na ponta desta VPN que é onde estão os servidores de compressão de dados na nuvem do Opera Max. São eles que farão a diminuição dos dados solicitados, o que resultará na entrega de arquivos menores e, assim, menor consumo de banda e pacote de dados.

Também não há limitação a apps específicos com os quais o Max irá funcionar. Qualquer app ou função do seu aparelho que consuma dados será tratado por ele e irá diminuir significativamente seu consumo. Como bônus você ainda poderá monitorar quanto cada aplicativo está consumindo e descobrir qual o vilão do seu plano de dados.

O app está disponível para Android, enquanto a versão para iOS já está em versão beta.

Como fazê-lo funcionar?

1 - Logo que você abri-lo pela primeira vez vai receber o aviso de que deve dar as permissões necessárias para que o VPN ocorra. Faça isso e depois siga os passos mostrafos na imagem abaixo para dar permissões de rastreamento, necessário para rastrear os apps que mais gastam, por exemplo.

2 - Pronto. Eu disse que seria fácil. Agora é só usufruir dos benefícios. Veja abaixo que é possível alternar entre a análise dos dados poupados na wireless ou na rede móvel (imagem à esquerda), os gastos minuto a minuto (centro) e até as maiores economias (à direita).

3 - Se você quiser ainda pode deixar um notificador em tempo real nas notificações ou na tela bloqueada e evitar surpresas ou apps sugando seu plano.

Além dessas, outros benefícios, como o controle dos gastos em segundo plano, estão disponíveis após a instalação do Opera Max. E por falar em mais recursos, a versão em inglês do app inclue funções, como análise de segurança, entre outras. Talvez estas sejam liberadas na versão BR em breve.

Agora é só você fazer os testes e depois comentar aqui embaixo se também conseguiu economizar. Eu posso dizer que fiquei muito satisfeito com os resultados.