Como aumentar seu plano de dados em 50% com o uso de um app

Sim, é possível e é muito fácil. Clique e confira já.

Por | @Evilmaax Smartphones

Internet móvel aqui no Brasil não é fácil. Ela quase nunca funciona como o esperado (e contratado), 3G tem sinal caindo constantemente e o 4G só em alguns pouquíssimos lugares. Para piorar os planos de dados são caros e oferecem uma miséria em dados, isso sem contar a novela Anatel e o corte ou não dos dados após atingir o limite.

Imagine você vivendo com um plano de 10MB por dia. Bem, talvez essa seja sua realidade, pois esta modalidade é uma das mais vendidas no Brasil atualmente. Com ela você sai de casa, entra no Facebook e lá vem a mensagem de que seu consumo chegou em 80% dos dados diários. Com certeza você já sabe como é essa história.

Triste. Mas já que só lamentar não resolve nada e estas práticas parecem estar longe de terminarem, hoje trago-lhes boas notícias: um aplicativo que promete (e segundo os testes, FUNCIONA) economizar até 50% dos dados. Ou seja, se seu plano for de 100MB por mês, com o seu uso você terá o equivalente a 150MB antes da sua instalação. Já é alguma coisa ¯_(ツ)_/¯ 

Como aumentar seu plano de dados em 50% com o uso de um app

Trata-se do aplicativo Opera Max que vai fazer uma compressão dos dados da mesma forma que a extensão Economia de Dados faz com o Chrome no seu desktop ou mobile. E o melhor de tudo é este app não serve apenas para economizar dados nas páginas (como a extensão do navegador), mas sim para tudo que consome dados, incluindo aplicativos, os maiores vilões dos nossos míseros megabytes.

E sim, se você está reconhecendo o nome, ele é um desdobramento do navegador Opera, o mesmo que ficou famoso em tempos de internet discada por comprimir em até 80% o tráfego carregado pelaspáginas. Eficiência comprovada por milhares de usuários em tempos obscuros de uma internet de 56Kb que volta a tona para ajudar na dificuldade que é ver um GIF de gatinho fora da wifi.

O melhor de tudo é que ele funciona “de imediato”. Em uma simples passada de 5 minutos pelo Instagram após ativá-lo gastei 4.4 MB para ver as fotos, vídeos, legendas e tudo mais que estava na minha timeline. Sem o aplicativo que otimizou meus dados o consumo seria de 23.7 MB. Uma economia de 19.3 MB, ou 81%. Detalhe: eu estava na wi-fi, ou seja, ele não resolve apenas para dados móveis.

Como aumentar seu plano de dados em 50% com o uso de um app
O verde escuro é o que foi de fato baixado e o verde claro o que o Opera poupou do meu plano

Mas como é feita essa bruxaria?

Como aumentar seu plano de dados em 50% com o uso de um app

Ele funciona da seguinte forma: Assim que você abre algum aplicativo que consuma dados, como, por exemplo, o Facebook, todos aqueles dados que não forem criptografados, como fotos e vídeos dos seus amigos (ou seja, senhas e dados pessoais passam longe do controle do Opera, assim como alguns outros tipos de dados), e que normalmente seriam baixados para exibição no seu celular, serão solicitados através de uma VPN ao invés da rede convencional.

A mágica acontece na ponta desta VPN que é onde estão os servidores de compressão de dados na nuvem do Opera Max. São eles que farão a diminuição dos dados solicitados, o que resultará na entrega de arquivos menores e, assim, menor consumo de banda e pacote de dados.

Também não há limitação a apps específicos com os quais o Max irá funcionar. Qualquer app ou função do seu aparelho que consuma dados será tratado por ele e irá diminuir significativamente seu consumo. Como bônus você ainda poderá monitorar quanto cada aplicativo está consumindo e descobrir qual o vilão do seu plano de dados.

O app está disponível para Android, enquanto a versão para iOS já está em versão beta.

Como fazê-lo funcionar?

1 - Logo que você abri-lo pela primeira vez vai receber o aviso de que deve dar as permissões necessárias para que o VPN ocorra. Faça isso e depois siga os passos mostrafos na imagem abaixo para dar permissões de rastreamento, necessário para rastrear os apps que mais gastam, por exemplo.

Como aumentar seu plano de dados em 50% com o uso de um app

2 - Pronto. Eu disse que seria fácil. Agora é só usufruir dos benefícios. Veja abaixo que é possível alternar entre a análise dos dados poupados na wireless ou na rede móvel (imagem à esquerda), os gastos minuto a minuto (centro) e até as maiores economias (à direita).

Como aumentar seu plano de dados em 50% com o uso de um app

3 - Se você quiser ainda pode deixar um notificador em tempo real nas notificações ou na tela bloqueada e evitar surpresas ou apps sugando seu plano.

Como aumentar seu plano de dados em 50% com o uso de um app

Além dessas, outros benefícios, como o controle dos gastos em segundo plano, estão disponíveis após a instalação do Opera Max. E por falar em mais recursos, a versão em inglês do app inclue funções, como análise de segurança, entre outras. Talvez estas sejam liberadas na versão BR em breve.

Agora é só você fazer os testes e depois comentar aqui embaixo se também conseguiu economizar. Eu posso dizer que fiquei muito satisfeito com os resultados.

Mais sobre: economia anatel android
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo