Nesta quinta-feira (20), a Nintendo revelou as primeiras imagens do seu novo videogame, o Nintendo Switch. O console foi anunciado ainda em abril deste ano, mas agora possui data para chegar: março de 2017.

A Nintendo disse que o novo aparelho irá trazer ao mundo dos games um "conceito totalmente novo". Ao que tudo indica, o Switch é o sucessor do portátil Novo 3DS XL, que foi lançado em 2015, e do videogame de mesa Wii U, que começou a ser vendido em 2012.

O formato do Switch aparenta ser uma evolução do Wii U, já que é possível jogar tanto na TV quanto através de um controle portátil equipado com uma tela de alta resolução sensível ao toque.

No Switch, o joystick, chamado de Joy-Com, pode ser desmontado em dois e suas partes podem ser acopladas a um display móvel. Assim, enquanto toda a ação estiver acontecendo na TV, a telinha móvel fica dentro da base do console.

No momento em que o Joy-Com é encaixado no display, o videogame fica em estado móvel e com isso passa a executar em sua tela o jogo que estava rodando antes na TV.

O jogador tem a possibilidade ainda de retirar os joysticks da telinha e usá-los de forma livre. Porém, para quem preferir, o novo videogame terá suporte a controles não desmontáveis.

Através do Switch, os jogadores poderão ainda interagir em uma mesma disputa com cada um usando seu próprio console.

A Nintendo exibiu uma imagem de um jogo de paintball, em que dois times se enfrentam frente a frente.

"Além de oferecer experiências individuais e multiplayer em casa, o Nintendo Switch também permite aos jogadores aproveitar os mesmos títulos quando, onde e com quem eles escolherem. A mobilidade de um portátil agora se soma ao poder de um sistema caseiro para oferecer novos estilos de jogo sem precedentes", afirmou a empresa em um comunicado oficial.

Entre os games já confirmados para o console estão The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Dragon Quest X, Dragon Quest XI e Just Dance 2017. Ainda é possível esperar por versões novas de séries já consagradas como Splatoon, Mario kart entre outros clássicos da Nintendo.