Se você é pai ou mãe, já deve ter ficado em dúvida quando ouviu do seu filho ou filha o pedido por um smartphone. Hoje em dia é comum crianças já terem seu próprio aparelho celular. As novas gerações são marcadas pelo contato com a tecnologia desde cedo. O que não é ruim, já que vivemos em um mundo cada vez mais informatizado e quanto mais contato se tem com a tecnologia, mais chances obtém-se de se adaptar às transformações por ela causadas.


Uso de celular é comum entre crianças e adolescentes (Imagem: Reprodução Internet)

Contudo, o medo de entregar um aparelho tecnológico nas mãos de uma criança é completamente compreensível, visto que a partir dali ela está com um mundo de possibilidades nas mãos, especialmente pelo acesso à internet.

Enquanto a criança tem a sua disposição uma ferramenta capaz de trazer inúmeras formas de conhecimento, estes mesmos recursos também trazem consigo perigos. Por isso, muitos pais se perguntam quando é a hora certa de atender ao pedido.

Não há como dizer quando é o momento certo. Esta decisão cabe apenas aos pais, pois ninguém melhor que eles para saber o que é melhor para seus filhos. Mas, se a sua preocupação é quanto ao tipo de conteúdo que seu filho vai ter acesso, saiba que existem ferramentas para controlar as ações realizadas no smartphone por crianças e adolescentes.

Chamadas de controle parental, este tipo de funcionalidade, como o próprio nome já diz, tem como objetivo permitir que pais e educadores controlem o tipo de conteúdo que poderá ser acessado por crianças e adolescentes.

Na própria Google Play, no smartphone Android, é possível realizar algumas alterações nas permissões do sistema.  Veja neste tutorial como fazer para configurar as definições de controle por faixa etária. Assim, as crianças só poderão baixar aplicativos, filmes e músicas liberados para a sua idade. Vamos lá?

1º passo: Acesse a Play Store do smartphone. Em seguida clique nos três riscos que ficam no canto esquerdo superior da tela. Após, role a lista até "Configurações".

2º passo: Desça a lista e selecione "Controle dos pais". Na tela seguinte, clique sobre o botão ao lado de "Desativada" para ativar.

3º passo: Agora você precisa definir uma senha. Após digitar o PIN clique em "Ok".

4º passo: Na tela seguinte, você irá encontrar três tópicos: "Apps e jogos", "Filmes" e "Músicas".  Toque no primeiro para definir a faixa etária permitida para download de aplicativos.

5º passo: Faça o mesmo em "Filmes".

6º passo: Clique em "Músicas" e em seguida dê um "Ok" para bloquear músicas marcadas pelos provedores como com linguagem explícita.

Pronto! A partir de agora seu filho (a) só poderá fazer download de conteúdos que estejam de acordo com a sua idade. Mas, lembre-se sempre de manter uma boa conversa com ele (ou eles) e explicar todos os riscos que o uso da internet pode trazer. Deixá-los bem informados é a maneira mais eficiente para evitar problemas futuros.

Veja também: